Busque abaixo o que você precisa!

Vila Campos comemora Festa de São Roque de 10 a 20 de Agosto


As festas populares de santo nas povoações rurais do Nordeste são representativas também da cultura e do folclore. Os oragos das capelas e igrejinhas são, claramente, de origem europeia.  Exemplo da povoação de Campos, interior de Canindé, onde o padroeiro é São Roque, nascido na cidade francesa de Montpelier, no final do século 13. A imagem primitiva do santo, trazida por um benfeitor ainda no surgimento do povoado, originou a festa que já dura mais de um século. 



Em todo esse período São Roque foi, contudo, perdendo suas características francesas, tornou-se cidadão de Campos. Acostumou-se aos anos de seca como também aos anos de bom inverno, tornou-se afeito aos pedidos simples de seus devotos, à irreverência própria dos nativos e, especialmente, à quietude do lugar. 


Em sua homenagem, muito conterrâneo já recebeu no batismo o nome de Roque, muita promessa já foi feita e outras tantas pagas, muita festança boa já reuniu familiares e amigos, como promete este ano a festa de São Roque que começa nesta quarta-feira (10/8) em Vila Campos, com direito a missa em homenagem aos vaqueiros, novenário em noites claras de lua, encontros amistosos, leilão, relembranças e muita alegria. Viva São Roque! CANINDÉ NOTICIAS


 

Compartilhar Conteúdo

444