Busque abaixo o que você precisa!

Desarmonia entre poderes atrasa o país

Por Merval Pereira / O GLOBO

 

 

A desarmonia reina entre os três poderes, que brigam entre si e internamente. E é um problema difícil de resolver, pois cada um entende que seus pensamentos e suas vontades são os mais importantes. Nos últimos dias, o Legislativo aprovou projetos e decretos que obrigam o governo a gastar muito mais do que estava previsto, inclusive com aumento de ministros do STF e de tribunais superiores.

 

O governo não consegue segurar o equilíbrio fiscal porque o Congresso pressiona por mais gastos. O Judiciário briga pela Lava-Jato - ainda tem uma turma antilavajatista; o Congresso ameaça o governo com CPIs. Arthur Lira precisa demostrar força porque está terminando o mandato e quer provar que ainda tem bala na agulha. Está difícil chegar a um acordo que permita ao país se desenvolver com calma. Estamos há muito tempo numa vibe de agressão e disputas.

 

Outro problema é que o controle fiscal do governo é na base de aumento de receita; corte de custos, nem pensar. Há uma reação muito grande da base petista e do centrão a qualquer corte de custos. Todos só pensam em gastar sempre e a arrecadação a mais já se mostrou insuficiente para o equilíbrio.

Compartilhar Conteúdo

444