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Empresa japonesa pede desculpas por elevar preço de picolé após 25 anos

Imagine que, a cada aumento de preços, os executivos de empresas viessem a público pedir desculpas. Irreal demais? Não para os japoneses. Uma tradicional empresa de picolés no Japão, chamada Akagi Nyugyo, publicou um vídeo com funcionários e executivos pedindo desculpas pelo aumento no preço do produto.

 

Detalhe: é a primeiro alta em 25 anos, segundo o jornal britânico "Financial Times". O preço passou de 60 ienes para 70 ienes (de R$ 2,02 para R$ 2,35, aproximadamente). A companhia justificou o aumento, que passou a vigorar no último dia 1º, ao afirmar que a alta visava adequar os preços com mudanças globais do setor, além de recuperar os altos custos com logística e matérias-primas.

 

Além dos sorvetes causadores das desculpas, a empresa também produz sobremesas congeladas.

O vídeo mostra os japoneses, todos com semblante sérios, se curvando em sinal de respeito logo após o anúncio da alta de cerca de R$ 0,33 centavos. O clipe já alcançou mais de um milhão de visualizações no Youtube. O Japão enfrenta problemas em relação aos preços. Contudo, o problema nipônico é a deflação (queda nos preços), ao contrário do Brasil, por exemplo, que sofre com a alta dos preços.

 

Para combater a dificuldade econômica, o país adotou taxa de juros negativa, já que desde a década de 1990 desencoraja os consumidores a fazerem grandes compras porque esperam que os preços caiam mais.

A deflação é considerada a raiz de duas décadas de mal-estar econômico. Antes, o país mantinha a taxa de juros próxima a zero.

Reprodução
Empresa japonesa pede desculpas por elevar preços depois de 25 anos. Uma tradicional empresa de picolés no Japão, chamada Akagi Nyugyo, publicou um vídeo com funcionários e executivos pedindo desculpas pelo aumento no preço do produto.
Empresa japonesa pede desculpas por elevar preços depois de 25 anos

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