Busque abaixo o que você precisa!

São Gonçalo registra 5ª maior chuva da história do Ceará

 
EVILÁZIO BEZERRA
Ruas do distrito de Cágado ficaram inundadas com a chuva

A chuva de ontem no distrito de Cágado, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a quinta maior já registrada no Ceará e a maior do Estado em 2016. A precipitação de 252 mm é também o maior registro do município nos últimos dez anos, conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com registros feitos desde 1972, dados da Funceme apontam que os 252 mm em São Gonçalo só são superados pelas chuvas de 290 mm no Crato, em 2004, 280 mm e 270 mm em Caucaia, ambas em 2015, e 253 mm no Eusébio, em 2004. O registro de Cágado supera a, até então, maior chuva na cidade, nos últimos dez anos, registrada em fevereiro de 2007, quando choveu 123 mm no posto da sede.

Apesar de mais localizada no distrito de Cágado — conforme o meteorologista Raul Fritz, devido a irregularidade própria de períodos de estiagem —, a chuva ocasionou oito pontos de alagamentos da sede do município de São Gonçalo e invadiu 29 casas e pontos comerciais, em distritos e na sede, segundo a Defesa Civil do município.

Conforme o órgão, a chuva deixou desabrigada uma família no distrito de Várzea Redonda, “que foi encaminhada para um local seguro”. “No mesmo distrito, uma escola teve as atividades interrompidas e só deve retomar as aulas na segunda-feira, 11. Uma estrada que liga o distrito de Várzea Redonda à localidade de Agrovale foi interditada”, detalhou por meio de nota.

A dona de casa Késia Alícia Batista, 23, conta que a chuva começou por volta das 22 horas de quarta-feira, 6. “Tem postes derrubados, a casa da minha mãe ficou toda alagada”, relata. Késia contou que o marido dela, que trabalha em um depósito no distrito de Várzea Redonda, não conseguiu sair de casa. “Avisaram que o depósito estava alagado, e na rua as pistas estão quebradas”, diz.

Previsão 

O Estado teve ontem precipitações volumosas como em Paraipaba (233mm) e Trairi (217 mm). Ainda assim, as chuvas atingiram apenas 86 dos 184 municípios, e a média de chuva do dia em todo Estado foi de apenas 16 mm. Num comparativo, o dia com a maior média de chuva este ano foi 22 de janeiro, com média de 27,8mm.

A Funceme prevê nebulosidade variável para hoje, com chuvas no centro-norte do Ceará e possibilidade de chuva no Sul. Amanhã, há possibilidade de chuva em todas as regiões — mais intensa na faixa litorânea. (Amanda Araújo e Domitila Andrade) opovo

Compartilhar Conteúdo

444