Busque abaixo o que você precisa!

Estados do Norte têm tendência de queda de óbitos por Covid-19

RIO - Todos os nove estados brasileiros com tendência de queda no número diário de mortes por Covid-19 no país estão nas regiões Norte e Nordeste. Entre eles estão Amazonas e Ceará, que registraram colapso do sistema de saúde pública nos primeiros meses da pandemia.

As exceções na Região Norte são Acre e Roraima, onde há hospitais com mais de 80% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. A testagem também é comprometida em algumas localidades devido à falta de insumos para os exames.

ConsulteVeja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado

A tendência de aumento de óbito em outros seis estados — Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Rio de Janeiro, que apresentou tendência de queda de óbitos entre meados de junho e meados de julho, viu este aumentar há uma semana. Desde então, está oscilando. Entre os motivos que levariam a sua elevação estão a interiorização da Covid-19, a maior incidência de doenças respiratórias no inverno e a flexibilização das medidas de isolamento social.

Um boletim produzido pela Fiocruz mostrou que o estado tem registrado um aumento diário de 8,4% em média do número de casos desde 12 de julho. É a maior taxa em todo o Brasil, e pode indicar a temida “segunda onda”.

InfográficoNúmeros do coronavírus no Brasil e no mundo

Segundo o levantamento realizado este sábado pelo consórcio de veículos de imprensa, a atual média móvel diária do país é de 1.017 óbitos.

A "média móvel de 7 dias" faz um cálculo entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado, por exemplo, pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Há oito estados com taxas estagnadas - Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe. É a mesma situação do Distrito Federal. O GLOBO

Compartilhar Conteúdo

444