Busque abaixo o que você precisa!

OAB pedirá que STF limite poder de promotores contra prefeitos

 

ESTATUA DA JUSTIÇA

A OAB deve entrar nesta quarta (9) no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ação direta de inconstitucionalidade para limitar o poder de promotores de moverem ação de improbidade administrativa contra governadores e em especial contra prefeitos.

FREIO  

O embate entre administradores e o Ministério Público é antigo: os primeiros acusam os promotores de paralisarem as administrações com uma chuva de ações que suspendem obras e a execução do orçamento —na prática, governando no lugar de quem foi eleito pelo voto popular.

A CULPA 

A OAB defenderá que “a ideia de improbidade não se coaduna com o simples equívoco”. Seria preciso que se configure culpa grave, ou dolo, para que o administrador seja processado.

 
 

FUNDÃO 

E a saia justa entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, começa a ser contornada. O representante dos advogados não foi à posse de Aras na PGR: um pouco antes, ele descobriu que não teria, como é praxe, lugar na mesa principal nem direito a fala. E ficaria sentado na quinta fila.

FOI ELE 

Aras explicou a ele que, como Jair Bolsonaro estaria presente, o ritual da festa foi organizado pelo cerimonial da Presidência da República.

SEM QUERER 

Bolsonaro não gosta de Santa Cruz. Há alguns meses, chegou a dizer que sabia como o pai dele, que foi assassinado pela ditadura militar, tinha morrido. Teve que dar explicações ao STF.

LUZ 

O diretor José Padilha entrevistou na terça (8) o ex-prefeito e ex-presidenciável Fernando Haddad (PT-SP) para o documentário que está fazendo sobre a Operação Lava Jato.

NOVO OLHAR 

O cineasta, que dirigiu a série “O Mecanismo” e era um admirador do juiz Sergio Moro, tem hoje uma visão mais crítica do ex-juiz e da operação.

MICROFONE ABERTO 

Padilha já esteve com os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso, e também com o jornalista Glenn Greenwald e o procurador Deltan Dallagnol.

FOLHA DE SP

Compartilhar Conteúdo

444