Busque abaixo o que você precisa!

PDT e PSB punem infiéis, mas poupam filiados que são réus na Justiça

SÃO PAULO — Enquanto ameaçamexpulsar parlamentares que votaram contra a orientação do partido na reforma da Previdência,PSB e PDT não adotaram o mesmo rigor com deputados que viraram réus por diversos crimes. Nos últimos anos, pelo menos quatro parlamentares do PDT e dois do PSB passaram a essa condição e não tiveram pedido de expulsão analisado pelo conselho de ética dessas siglas.

 

No PDT, Robério Monteiro (CE) é acusado de crime ambiental; Gil Cutrim (MA), de crime contra a Lei de Licitações, peculato e formação de quadrilha; Afonso Motta (RS), corrupção ativa, estelionato e ocultação de bens; e Weverton Rocha (MA), de contratação de empresa sem licitação.

 

Já no PSB, Camilo Capiberibe (AP) responde por crime contra o sistema financeiro, enquanto Adilton Sachetti (MT), por crime de responsabilidade. Os partidos alegam que não abrem processos de expulsão porque eles ainda não foram condenados.

 

Por outro lado, oito deputados do PDT e 11 do PSB já entraram na mira dos conselhos de ética de seus partidos por terem votado a favor da reforma da Previdência. Em 2017, o PSB expulsou 13 filiados que votaram a favor da reforma trabalhista do governo Michel Temer.

 

— O PSB é o segundo partido mais antigo do Brasil e tem raízes muito profundas. Isso faz com que, de tempos em tempos, grupos ou pessoas que entram para o partido e discordam de princípios importantes para o PSB acabam tendo de sair, porque esbarram nessa formação mais sólida do PSB — afirma Theo Rochefor, coordenador nacional de comunicação da legenda.

 

No PDT, uma das que vão enfrentar processo na Comissão Nacional de Ética Partidária é a deputada Tabata Amaral (SP). Para o candidato derrotado à Presidência da República pelo PDT no ano passado, Ciro Gomes, ela deveria deixar a sigla de forma espontânea por estar fazendo “dupla militância” — uma referência ao fato de ela integrar o movimento Acredito, que prega a renovação na política.

 

Compartilhar Conteúdo

444