Busque abaixo o que você precisa!

Governo avança em reestruturação e estuda rebatizar Mais Médicos de Médicos pelo Brasil

Painel / FOLHA DE SP

Jaleco em tom ufanista O Ministério da Saúde avança na formulação de proposta para mudar o nome e as bases do Mais Médicos, criado por Dilma Rousseff em 2013. O governo Jair Bolsonaro pretende enviar projeto ao Congresso até maio. A ideia de centrar serviços em cidades de alta vulnerabilidade praticamente se consolidou, o que faria com que capitais, como São Paulo, Rio e Brasília, saíssem da rede de atendimento. A categoria sugeriu rebatizar o programa de Médicos pelo Brasil, opção agora em estudo.

Diga ao povo que fica Em fevereiro, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) disse à Folha que avaliava criar uma espécie de plano de carreira para os que aderissem à nova modelagem do Mais Médicos. O projeto avançou. Há ainda a ideia de instituir programa de educação continuada para ampliar o vínculo com a causa.

Deus dará Desde a saída dos cubanos, em dezembro, 15% dos brasileiros que entraram no Mais Médicos abandonaram seus postosnos primeiros três meses —1.052 profissionais do total de 7.120 inscritos.

Passa boi, passa boiada Um grupo de governadores pretende apresentar um pacote de propostas a serem apreciadas no bojo da reforma da Previdência. Iniciativas relacionadas à Lei Kandir, securitização e pré-sal estão na lista.

Passa boi, passa boiada 2 Os temas de interesse dos estados tramitariam no mesmo limite de prazo das mudanças nas regras de aposentadoria. Seria uma forma de amarrar de vez o apoio dos governadores à reforma, eles dizem.

Quem pariu… Líderes de partidos de centro e centro-direitacomeçaram pregação para que nenhuma sigla abrace a relatoria da reforma da Previdência na comissão especial, etapa seguinte à aprovação na CCJ —e batalha infinitamente mais dura. O destinatário da mensagem é o PSDB.

…Mateus… Eduardo Cury (PSDB-SP) lidera apostas para relatar o texto na comissão especial, mas um grupo de líderes acha que a tarefa deve ficar com o PSL de Bolsonaro.

…que o embale “Não há nada mais natural e justo do que a relatoria ficar nas mãos do PSL”, diz o líder do PR, Wellington Roberto (PB). Ala do próprio PSDB resiste a delegar a relatoria a Cury.

Devagar se vai longe O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, celebrou com discrição o crescimento, tímido, é verdade, da confiança da população na corte de 2018 para cá, como apontou o Datafolha. “Mostra que estamos no rumo certo”, comentou.

Nós contra eles 2.0 A nomeação do ex-jogador Washington Coração Valente para o posto de secretário nacional do Esporte, na sexta (12), expôs mais uma fissura na relação do ministro Osmar Terra (Cidadania) com seu secretário especial da área, o general Marco Aurélio Vieira, indicado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Manda quem pode A escolha de Washington não passou pelo aval do general Vieira, a quem ele estará subordinado. O “Coração Valente” é correligionário de Onyx Lorenzoni (Casa Civil), que divide com Terra a paternidade da nomeação.

Por todos os lados Aliados de Vieira criticaram. Pessoas próximas dizem que Osmar Terra emplacou indicados em outras estruturas da cúpula de Esportes, sem o aval do secretário, e que ele trabalha para que o general peça demissão.

Explique-se A queda no ritmo ou mesmo a paralisação total da execução de programas nas mais diversas áreas do governo federal começou a intrigar deputados.

Explique-se 2 O contingenciamento de recursos e a interrupção de repasses a obras do PAC e a iniciativas como o Minha Casa, Minha Vida serão investigados. O deputado Arthur Lira (AL), líder do PP, pediu levantamento à assessoria sobre o represamento de recursos do Orçamento.

Explique-se 3 Lira diz que busca entender o motivo técnico do afunilamento de verbas.


TIROTEIO

No PSL, ninguém está acima da lei. Há acusações mútuas. Após a Justiça, caberá à executiva nacional se manifestar

Do Delegado Waldir (GO), líder do PSL na Câmara, após a deputada Alê Silva (PSL-MG) acusar o ministro do Turismo de ameaçá-la de morte

 

Compartilhar Conteúdo

444