Busque abaixo o que você precisa!

Evandro Leitão defende prefeito de Acarape

Deputado Evandro LeitãoDeputado Evandro LeitãoFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo, defendeu, nesta quarta-feira (25/04), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, o prefeito de Acarape Franklim Veríssimo de Oliveira, que teria sido acusado de ter nomeado um integrante de facção criminosa para a atual gestão. De acordo com parlamentar, foi uma notícia criada com objetivos eleitoreiros, que não corresponde à realidade.

Conforme explicou Evandro Leitão, a notícia contra o chefe do Executivo foi veiculada em jornal de grande circulação, causando mal-estar ao prefeito e a toda a família dele. “A prefeitura municipal de Acarape foi vítima de acusações levianas, as chamadas fake news. Mas ontem  mesmo saiu com uma nota de esclarecimento da prefeitura, dando os esclarecimentos.

Segundo a nota, afirmou o pedetista, a portaria de nomeação é um documento falso, que jamais foi elaborado ou subscrito. “O documento original, de número 74/2018, trata da nomeação de Elânio Lopes Cosme para o cargo de secretário municipal de Segurança Pública”, acrescentou. O deputado informou que o prefeito conta apenas com um assessor,  Alexandre Castro Falcão, que já ocupou o cargo de secretário de Juventude do município. “A portaria divulgada é falsa e desonesta, produzida pela oposição raivosa”, disse.

Evandro Leitão esclareceu que já está sendo investigada a origem do “documento espúrio”.  Para o deputado, reproduzir ou replicar através de redes sociais uma informação falsa é pactuar com um crime. “A irresponsabilidade e a leviandade parecem não ter limites. São usadas acusações sem fundamento somente para se  favorecer politicamente. A prefeitura jamais nomeou Rafael Fininho. Essa informação foi uma fraude criada pela oposição”, afirmou.

Para ele, tal atitude pode ter sido má-fé, precipitação busca de popularidade ou ignorância. “Todos podem ser vítimas das chamadas fake news”, pontuou Evandro Leitão, acrescentando que o prefeito acusado está deprimido. “É lamentável. Sempre digo que é preciso ter muita responsabilidade com as acusações que recebemos em nosso gabinete. Quero crer que foi um equívoco. Não podemos ficar atrás  de uma imunidade parlamentar para acusar as pessoas. Quem quer ter respeito, tem de fazer respeitar. Não se consegue isso vilipendiando. A verdade sempre prevalecerá”, observou.

Conforme explicou o deputado, também não são verdadeiras as informações de que o prefeito estaria morando em São Paulo, deixando a prefeitura abandonada. “Ele vai à capital paulista uma vez por mês, em finais de semana, porque está cursando um mestrado”, informou.

Em aparte, o deputado Joaquim Noronha (PRP)  afirmou que o tema abordado é de grande gravidade. “Devemos apurar corretamente os fatos. Hoje não só quem fabrica fake news, mas quem compartilha também é responsável. Está sendo conivente com o crime. Todos devem ser denunciados no Ministério Público. Esse caso deve servir de exemplo”, assinalou.

O deputado Lucílvio Girão (PP) afirmou que o prefeito realiza grande trabalho em Acarape. “Até que me provem em contrário, confio que ele não merece as críticas.”  O deputado Osmar Baquit (PDT) disse que é muito fácil saber a verdade. “Basta olhar no Diário Oficial que dá legalidade ao ato. Não tem como falsificar."

JS/AT

Compartilhar Conteúdo

444