Busque abaixo o que você precisa!

Fernanda Pessoa alerta para importância de enfrentar o câncer infantil

Deputada Fernanda PessoaDeputada Fernanda PessoaFoto: Máximo Moura

 
A deputada Fernanda Pessoa (PR) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (27/02), a importância do enfrentamento do câncer na infância. Segundo a parlamentar, estamos no mês de prevenção do câncer infantil, assinalado em 15 de fevereiro. “Precisamos alertar a população e lutar por essa causa”, assinalou.

Fernanda Pessoa salientou que o câncer afeta pessoas em qualquer idade, mas pesquisas como a da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nos últimos 20 anos o diagnóstico da doença aumentou 13% em crianças menores de 14 anos. “Em um adulto, levar uma vida saudável, com boa alimentação e prática de esportes, diminui as chances de desenvolver a doença, porém as crianças não têm a mesma alternativa, e os pais precisam ficar atentos”, explicou.

A deputada enfatizou que, de acordo com o Hospital do Câncer, os sintomas em crianças podem ser: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha ou ínguas que não desaparecem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades; manchas arroxeadas na pele; aumento de tamanho da barriga e brilho branco em um ou nos dois olhos, quando a criança sai em fotografias com flash.

A parlamentar frisou que a melhor prevenção em crianças é conhecer e ficar atento aos sinais precoces da doença. “A descoberta precoce é capaz de aumentar as chances de cura em mais de 70% dos casos. Os pais precisam ficar atentos e levar rotineiramente os filhos para serem acompanhados pelo médico pediatra”, afirmou.

Fernanda Pessoa ressaltou ainda que o Hospital Infantil Albert Sabin é a referência no tratamento do câncer infantil e a Associação Peter Pan é parceira nas ações de qualificação e capacitação de profissionais no Ceará. “Quero parabenizar o trabalho dos médicos, enfermeiras e gestores do Albert Sabin e Associação Peter Pan. Eles desenvolvem um trabalho importante em nosso Estado, que deve ser enaltecido e lembrado”, disse.

A parlamentar também parabenizou o médico Lúcio Alcântara pela Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro. “Essa é uma das mais importantes honrarias do nosso País”, assinalou. Fernanda Pessoa pontuou que a entrega acontece em solenidade nesta terça-feira à tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília. “A medalha reconhece os relevantes serviços prestados à saúde pública. O doutor Lúcio é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará e vem de uma família de tradição na medicina e na política cearense”, lembrou.

GM/AT

Compartilhar Conteúdo

444