Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo chama atenção para a Lagoa da Sapiranga

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Fernando Hugo (PP) chamou a atenção, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (15/02), para a lagoa que ele chama de “Complexo Sapiranga Precabura”. Conforme observou, o aproveitamento da água da lagoa que escoa para o mar poderia auxiliar no abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana.

De acordo com o parlamentar, trata-se de um corpo d’água que faz parte da bacia hidrográfica do rio Cocó e tem sete km de extensão. A água poderia auxiliar o abastecimento de mais de três milhões de pessoas.

O deputado comentou que a ideia de utilizar a água já foi discutida em gestões passadas, mas que, por disputas políticas, o máximo que foi feito foi um barramento para impedir o escoamento da água.

Lembrou que a lagoa atualmente é aproveitada apenas por gente “grande, que construiu as casas e estabelecimentos à margem ilegalmente”. Ele cobrou também que a imprensa paute esse tema, para que a possibilidade volte a ser debatida.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) ressaltou o trabalho do Governo Camilo Santana no sentido de realizar o abastecimento em todo o Estado. Ele comentou o aumento da tarifa cobrada às hidrelétricas, que passou de R$ 1 milhão para R$ 5 milhões. Segundo ele, a iniciativa foi do Governo do Estado, o que contribuiu para o aumento dos investimentos.

“Esse Governo já perfurou 40% mais poços do que o que foi construído nos últimos 30 anos. É importante vermos que esse tratamento diferenciado dispensado em algumas regiões permite que não falte água em ponto nenhum do Estado”, observou Carlos Felipe.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444