Bloco PSD/PMB mantem apoio e quer espaço no governo Camilo Santana
O deputado federal Domingos Neto comandou, na manhã desta quarta-feira (27/01) em Fortaleza, como antecipou este site uma reunião para discutir a formação de um bloco parlamentar com os deputados estaduais do PSD e do Partido da Mulher Brasileira (PMB). O encontro, que discute a unidade das duas siglas foi realizado agora, pela manhã, no escritório de Domingos, que preside o PSD no Ceará. Os dois partidos somam 9 (nove) parlamentares: Odilon Aguiar, Naumi Amorim, Leonardo Pinheiro, Júlio César, Osmar Baquit (atual Secretário da Pesca), Laís Nunes, Beth Rose, Gony Arruda e Professor Teodoro.
Após uma reunião que teve duração de 1h30min, os parlamentares decidiram manter o apoio ao governo Camilo Santana e fizeram uma exigência, participação no governo de acordo com o tamanho do bloco.
Outra decisão adotada foi a escolha dos nomes de Júlio Cesar e Leonardo Pinheiro para liderarem o grupo. Mas a definição de quem será o líder e o vice-líder ficou para a próxima reunião da bancada que será realizada na segunda-feira (01/02).
Ao longo dos últimos 15 dias, integrantes defendiam uma posição de independência nas votações do governo do estado, mas ao mesmo tempo defendiam uma postura de alinhamento e presença em cargos no governo do estado.
Hoje, o PSD integra a base governista da administração Camilo Santana (PT). A sigla participa do bloco com o PROS, PC do B e PT. O grupo de deputados sairá desse grupo e formará com o PMB, que é presidido pela prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.
Criado há poucos meses, o PMB tem cinco deputados estaduais (Naumi Amorim, Odilon Aguiar, Bethrose, Laís Nunes, Leonardo Pinheiro). A bancada do PSD é integrada pelos deputados Gony Arruda, Professor Teodoro e Júlio César. O grupo formará o segundo maior bloco parlamentar na Assembleia Legislativa.
A tendência é o PSD e o PMB continuarem como aliados do Governador Camilo Santana, mas, ao mesmo tempo, criar forças próprias com vistas às eleições de 2018. Antes, nas eleições deste ano, os dois partidos seguirão unidos, construindo alianças em várias cidades do Ceará. Em Fortaleza, Domingos e Patrícia já conversam com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), candidato à reeleição.