Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo critica declaração de ministro da Saúde sobre médicos

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Máximo Moura

 
O deputado Fernando Hugo (PP) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (18/07), a declaração feita pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última quinta-feira (13/07) sobre o desempenho dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro teria defendido, na semana passada, o uso de biometria em todas as unidades de saúde e de um padrão de produtividade para fiscalizar os profissionais que atuam no SUS, em especial os médicos. Segundo o parlamentar, Ricardo Barros teria feito a seguinte declaração: “Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico parar de fingir que trabalha”.

Para Fernando Hugo, as palavras do ministro são absurdas, pois o declínio do SUS não pode ser atribuído somente aos seus profissionais. “Todos nós sabemos que os repasses do SUS envergonham a qualquer profissional, e não estou aqui fazendo corporativismo. O que não podemos é aceitar que o ministro tira a responsabilidade dos seus ombros e jogue toda para os profissionais”, reclamou.  

Na opinião do deputado, a situação do SUS é trágica e se as pessoas ainda têm algum atendimento de qualidade, isso se deve ao esforço das equipes. “Eles fazem verdadeiros heroísmos, mesmo nas condições em que estão sujeitos. E é reconhecendo esse esforço que encaminhei um requerimento ao Conselho Federal de Medicina, pedindo que façamos pressão junto ao presidente Temer para tirar esse senhor do ministério”, informou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) afirmou que falta ao ministro conhecimento de saúde pública. “Todos sabemos que a tabela do SUS não é corrigida há mais de 20 anos. Quantos hospitais mais vamos ver fechar por falta de recursos? E quer culpar os profissionais? Saúde é uma questão de gestão, mas existe um curso”, pontuou.

LA/AT

Informações adicionais

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa / ILO SANTIAGO JR

Compartilhar Conteúdo

444