Busque abaixo o que você precisa!

Marinha é homenageada na AL em comemoração à Batalha do Riachuelo

152 anos da Batalha do Riachuelo152 anos da Batalha do RiachueloFoto: Dario Gabriel

 
Os 152 anos da Batalha do Riachuelo foram comemorados nesta terça-feira (13/06), durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. O confronto é considerado o maior feito da história da Marinha do Brasil. "Reunimo-nos na data de hoje para render nossas honras aos nossos bravos marinheiros, que, na manhã de 11 de junho de 1865, desceram às margens do Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, para expulsar o inimigo paraguaio que ameaçava nossa soberania nacional", afirmou o deputado Manoel Duca (PDT), autor do requerimento.

O parlamentar destacou também o papel da Marinha no comércio exterior. Segundo ele, 90% do comércio brasileiro é realizado por via marítima, tendo o Brasil mais de 7.400 quilômetros de seus limites definidos por águas oceânicas. O parlamentar também ressaltou a riqueza da biodiversidade e a grande quantidade de petróleo, ainda não explorado, com a descoberta do pré-sal.

O deputado lembrou o importante papel da Marinha Mercante para o desenvolvimento da economia do País, que, só no Ceará, gera cerca de 5 mil empregos, pontuou.

O capitão dos Portos do Ceará, capitão de mar e guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral, agradeceu a homenagem feita à Marinha Brasileira, em especial, aos brasileiros que deram suas vidas pela pátria durante a heroica resistência comandada pelo almirante Francisco Manuel Barroso da Silva Barroso, ou Almirante Barroso. "Apesar da vitória, aquele dia se encerrou com centenas de brasileiros mortos na defesa de nossos ideais", lembrou.   

O capitão também comentou a atual situação política e econômica vivida no Brasil e disse que espera que cada um cumpra o seu dever, para que "possamos deixar como herança um país de que tenhamos orgulho". 

Foram homenageados, com entrega de placas comemorativas, o capitão de fragata da reserva Gliberto Alves Rangel; a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, representada por seu comandante, o capitão de fragata Marcos Werneck Regina, e a Capitania dos Portos do Ceará, representada por seu comandante, o capitão de mar e guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral. 

Também participaram da solenidade o deputado Gony Arruda (PSD), o comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel-aviador Frederico Casarino; o tenente-coronel Victor Hugo Gonçalves, representando o comandante da Décima Região Militar, o general de divisão Estevam Cals Theófhilo Gaspar de Oliveira; o tenente-coronel Ricardo Barbosa, representando o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Ronaldo Mota Viana; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Ceará, Meton César de Vasconcelos, além de convidados e familiares. 

WR/CG

Informações adicionais

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa / ILO SANTIAGO JR

Compartilhar Conteúdo

444