Busque abaixo o que você precisa!

Odilon Aguiar enfatiza importância do TCM na fiscalização de contas do CE

Deputado Odilon AguiarDeputado Odilon AguiarFoto: Máximo Moura

 
O deputado Odilon Aguiar (PMB) salientou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (13/06), a importância da permanência do Tribunal de Contas dos Municípios. Segundo o parlamentar, a proposta de emenda à Constituição (PEC) para extinguir o TCM já foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, por decisão da ministra Cármen Lúcia, em liminar concedida em dezembro de 2016. “Não existe um porquê para requentar essa PEC”, assinalou. O deputado enfatizou que a nova PEC para extinguir o TCM é um desrespeito à decisão da juíza da Suprema Corte e ao povo do Estado. “Estão tentando desviar dos efeitos da decisão do STF sob um falso argumento de atender aos termos da mesma decisão, corrigindo o processo legislativo”, ressaltou.

Odilon Aguiar observou que não existe nenhum processo contra os membros ou servidores do TCM com acusação de corrupção. Para o deputado, o corpo técnico é exemplar, os servidores concursados e a estrutura organizada. “O Estado é o que menos investe em fiscalização, controle e combate à corrupção dos recursos públicos. Os custos de manutenção do TCM e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) somados são o de menor impacto orçamentário entre todos os demais do Brasil; então por que acabar com o TCM?”, questionou.

O parlamentar pontuou que o TCM tem um desempenho exemplar dentre os tribunais de contas do Brasil, julgando em média sete mil processos por ano. O deputado ressaltou que, enquanto isso, o TCE julga em média 3.500 processos por ano. “Os números oficiais nos mostram a necessidade de manutenção de ambos os tribunais de contas e não deixam dúvida quanto à impossibilidade de o TCE, isoladamente, desenvolver o controle e fiscalização dos recursos públicos”, apontou.

Odilon Aguiar destacou ainda que não encontrou respostas e nem argumentos plausíveis para a extinção do TCM. “Não é por custo de manutenção, nem por desempenho, nem por corrupção. O TCM, em minhas pesquisas, mostrou-se extremamente importante no combate à corrupção e fiscalização do Estado”, afirmou.

GM/AT

 

Informações adicionais

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa / JOSÉ ILO SANTIAGO

Compartilhar Conteúdo

444