Busque abaixo o que você precisa!

Capitão Wagner cobra promessas de Camilo Santana para a saúde pública

Deputado Capitão WagnerDeputado Capitão WagnerFoto: Máximo Moura

O deputado Capitão Wagner (PR) solicitou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (06/04), o cumprimento de promessas de campanha do governador Camilo Santana relacionadas à saúde pública do Estado. De acordo com o parlamentar, é louvável que o governador visite unidades médicas, como fez nesta quarta-feira (05/04), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro José Walter, em Fortaleza. O objetivo foi inspecionar a qualidade e o funcionamento da estrutura.

Entretanto, Capitão Wagner defendeu que o chefe do Executivo cumpra promessas feitas, como a de acabar com as filas de exames e colocar em funcionamento o Hospital Regional de Quixeramobim.

Para o deputado, Camilo Santana deveria realizar uma auditoria para investigar a atuação do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela administração de algumas unidades de saúde públicas do Estado.

“Já estou coletando assinaturas nesta Casa para que possamos abrir uma CPI que investigue a atuação desse ISGH, que recebe recursos públicos, mas não vemos uma prestação de serviços de qualidade nas unidades que ele administra”, criticou Capitão Wagner.

O parlamentar também manifestou preocupação com a situação de calamidade pública no Ceará em relação ao surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Eram 1.200 casos registrados de doenças transmitidas pelo mosquito somente neste ano no Ceará e, apenas da semana passada para cá, esse número já ultrapassou mais de 2.000”, alertou. Capitão Wagner avaliou que ações de saneamento básico e limpeza das ruas são importantes para prevenir o problema.

Em aparte, o deputado Odilon Aguiar (PMB) comentou que a saúde não tem sido prioridade para o Governo. “O que ocorre no Ceará em relação à saúde é um descaso e falta de prioridades do Poder Público, pois não entendo que falte dinheiro, faltam sim é decisão, sensibilidade e compromisso do governador Camilo para resolver os problemas”, lamentou.

Já a deputada Mirian Sobreira (PDT) afirmou que o sistema de saúde pública no Brasil está falido e precisa ser reestruturado. “Somos um País que investe mais em doença do que em saúde”, disse. A parlamentar cobrou planejamento entre os diferentes entes, “para que as responsabilidades sejam divididas no sentido de minorar as potenciais dificuldades”.

RG/GS

Informações adicionais

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Compartilhar Conteúdo

444