Sérgio Aguiar lança candidatura para Presidência da Assembleia
Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Foto: Máximo Moura
O parlamentar lembrou que a Casa sempre ocupou um espaço de pioneirismo entre os legislativos estaduais, devido aqueles que a compõem: servidores e deputados. “Com a ajuda de vocês, a Mesa Diretora logra êxito em seus projetos. Estamos aqui de mãos dadas com os servidores para apresentar novas propostas, recebê-las e dar início a novos desafios que, sem dúvida, irão enriquecer ainda mais este Poder”, salientou.
Sérgio Aguiar destacou que o deputado Murilo Aguiar, avô dele, integrou o Parlamento por cinco mandatos, foi prefeito do município de Camocim e morreu durante a disputa da Presidência da Mesa Diretora, em 1985. “Murilo Aguiar foi um líder político combatente, que dedicou a vida à defesa dos mais carentes”, disse.
Segundo o parlamentar, Murilo Aguiar legou ações edificantes que fizeram com que a família Aguiar mantivesse a vocação política e acelerasse o progresso de Camocim, sua terra natal. “Não é a toa que Camocim hoje está entre as 50 cidades pequenas do Brasil que apresentam melhor desenvolvimento econômico”, apontou.
O deputado também citou o papel do pai, Chico Aguiar, atual presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que exerceu cinco mandatos na Casa, além de governar o Estado.
Sérgio Aguiar também recordou a trajetória na vida pública dele, que começou em 1990, quando dirigiu o Hospital Deputado Murilo Aguiar, em Camocim. Em 1992, disputou a primeira eleição à Câmara Municipal de Vereadores de Camocim, da qual também foi eleito à Presidência. Entre 1996 e 2005, foi prefeito Cidade e, depois, chefe da Assessoria Parlamentar do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes. Em março de 2006, disputou pela primeira vez o mandato de deputado estadual, para o qual foi eleito.
O deputado destacou ainda a formação acadêmica dele, como economista, administrador e advogado e mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa. Sérgio Aguiar citou que presidiu as comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e de Constituição Justiça e Redação. Durante a carreira, também foi procurador parlamentar da AL, além de conselheiro do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) e do Conselho de Turismo do Ceará. “Sou integrante, desde sua instalação, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos do Poder Legislativo e primeiro secretário da Casa”, observou.
Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) ressaltou que o parlamentar tem honradez, compromisso e vontade de contribuir com a história da Assembleia Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou que a Casa precisa ter determinação e eleger uma chapa para a Mesa Diretora independente do Governo do Estado.
A deputada Dra. Silvana (PMDB) parabenizou o parlamentar e salientou a sua força e perseverança. O deputado Joaquim Noronha (PP) disse que “o parlamentar tem legitimidade, tradição política na família e competência”.
O deputado Audic Mota (PMDB) acrescentou que a candidatura demonstra a independência do Parlamento. “Está usando um direito de propor e se colocar a disposição. Agora temos dois pré-candidatos da mesma base e isso dá respeito ao Parlamento cearense”, salientou.
GM/GS
Informações adicionais
- Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
- E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Twitter:@Assembleia_CE