Luana Régia comemora sanção de Lei de Combate à Discriminação contra Pessoas com TEA
Por Luciana Meneses / ALECE
Deputada Luana Régia (Cidadania) - Foto: José Leomar
A deputada Luana Régia (Cidadania) comemorou a sanção da Lei Estadual de Combate à Discriminação Contra Pessoas do Espectro Autista (TEA) durante seu pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (16/12).
A Lei 19.571, de 8 de dezembro de 2025, fruto do projeto de lei 14/24, de autoria da parlamentar, que é mãe atípica e tem seu trabalho pautado na defesa e conquista de direitos para famílias atípicas e pessoas com TEA.
“Como mãe atípica, sei muito bem a forma como somos tratados no dia a dia, e o que queremos com essa lei é respeito, humanidade e responsabilidade. Nenhuma pessoa com autismo pode ser discriminada. Respeito não é favor, é direito. Vamos criar uma campanha de conscientização dessa lei para que a sociedade em geral a conheça, pois exclusão se destrói com informação. Que famílias possam sair de casa sem medo e que essa lei traga alívio, para que as famílias se sintam vistas, protegidas e acolhidas”, declarou a deputada.
Luana Régia lembrou que a luta por esse reconhecimento não é individual e que ainda se faz necessário dialogar muito sobre projetos e espaços voltados para pessoas com TEA. “Queremos que esses espaços representem cuidado, acolhimento e esperança concreta para muitas famílias cearenses. O próprio Estado precisa ampliar sua rede de atendimento e que este seja feito de forma digna e acessível. A nossa vitória é coletiva e seguiremos firmes para que tudo isso não fique só no discurso, mas se torne realidade”, defendeu.
Edição: Vandecy Dourado

