Busque abaixo o que você precisa!

Revista Plenário Alece ganha nova identidade visual e conteúdos em formato multimídia

Por Pedro Emmanuel Goes / ALECE

 

- Foto: Máximo Moura

 

A revista Plenário chega a mais uma edição, e desta vez com novidades. Além dos assuntos de interesse a toda a população cearense, a publicação chega com uma nova cara e conteúdos extras em formatos multimídia, sempre apostando na modernização e visando uma maior acessibilidade e inclusão dos leitores.

As novidades já começam pelo novo nome da revista, que passa a se chamar Plenário Alece. Conforme o editor adjunto da publicação, Dídio Lopes, a mudança de nome e modernização de sua identidade visual está em conformidade com o fortalecimento da marca Alece. 

“A Plenário Alece, hoje, deixou de ser apenas o veículo impresso da Casa, para integrar o Núcleo de Projetos Especial Revista Plenário, proposta que engloba as versões online e impressa da revista, WebDocumentários e, por último, uma página no Flickr, onde o leitor pode ver outras imagens das principais matérias veiculadas”, explica.

O layout da publicação também passou por reformulações que reforçaram esta nova identidade. Os responsáveis pelo projeto gráfico e design da publicação, Alessandro Muratore e Alice Penaforte afirmam que as mudanças vem do compromisso em oferecer à sociedade um produto editorial e gráfico que destaque os avanços e a modernidade dos serviços oferecidos pela Alece. 

“Este novo projeto gráfico é um reflexo das nossas diretrizes editoriais e se fez necessário devido à mudança de nome para “Plenário Alece” e à ampliação dos novos serviços da casa”, explica Alessandro. 

O novo projeto, ainda conforme o editor de arte, traz novas tipografias para corpo de texto e títulos, com mais fluidez e dinamismo no design. As imagens também desempenham um papel crucial, garantindo que o conteúdo seja atraente e acessível. “Sabemos da importância de termos que contemplar todos os cidadãos cearenses, e nosso design foi cuidadosamente desenvolvido para ser inclusivo e eficaz para todos os leitores”, ressalta.

As inovações na Plenário Alece vem em consonância com os 28 anos de existência da publicação. Ao longo desse tempo, o veículo de comunicação mais antigo da Alece já passou por três projetos gráficos que moldaram a publicação, sempre se alinhando às necessidades editoriais de cada momento. 

NOVOS PRODUTOS

Outra novidade são os conteúdos extras da edição que, assim como a revista, integram o Núcleo de Projetos Especial Revista Plenário. 

A matéria de capa, “Quilombolas - da sobrevivência ao domínio das terras”, pode ser aprofundada por meio de um webdocumentário em duas partes, e uma galeria de fotos, acessíveis via QR code disponíveis na revista.  A reportagem conta a trajetória de resistência das comunidades quilombolas do Sítio do Arruda, localizada entre os municípios de Salitre e Araripe, e Encantados do Bom Jardim/Lagoa das Pedras, no município de Tamboril, até a conquista da posse definitiva de suas terras.

A nova edição destaca outros assuntos que têm a inclusão como tema central. Entre eles, as novas iniciativas da Alece, que reforçam o conceito de “Parlamento aberto”, promovendo mais inclusão e participação da sociedade, além de reportagens sobre educação, saúde, direito das mulheres, e outros. 

A Revista Plenário é composta pelos jornalistas Abílio Gurgel, na editoria geral; Adriana Thomasi e Dídio Lopes na editoria adjunta; Ana Lúcia Machado, Dídio Lopes, Fátima Abreu, Jackeline Sampaio, Lucia Stedille, Marina Ratis, Narla Lopes e Suely Frota na reportagem; Carmen Ciene na revisão; Alessandro Muratore e Alice Penaforte na diagramação, projeto gráfico e tratamento de imagens; e os fotógrafos Dário Gabriel, José Leomar, Paulo Rocha, Junior Pio, Bia Medeiros, Marcos Moura e Máximo  Moura.

Compartilhar Conteúdo

444