Cláudio Pinho critica gestão estadual por falta de diálogo
Por Lincoln Vieira / ALECE
Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: José Leomar
O deputado Cláudio Pinho (PDT) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (05/06), a gestão do governador Elmano de Freitas na educação e segurança pública.
O parlamentar rebateu a fala do governador Elmano de Freitas publicada pela imprensa na qual teria afirmado que “falta de diálogo com Sarto prejudica saúde e segurança da população de Fortaleza”. Cláudio Pinho argumentou que o prefeito de Fortaleza, José Sarto, procurou Elmano ao longo de 2023 para discutir os problemas da capital.
A fala do governador Elmano de Freitas na posse do novo secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, na última segunda-feira (03/06), em que disse que, “nessa nova fase, bandido no Ceará será tratado como bandido”, também foi criticada pelo deputado. Segundo Cláudio Pinho, o Governo notou que “bandido era tratado de outra forma” após um ano de gestão. “Ele trata as políticas de segurança no Ceará como se não tivesse segurança pública, e isso causa estranheza, essas palavras proferidas por um governador”, salientou.
O deputado lembrou também a questão dos professores que querem também mais infraestrutura para passar o conhecimento aos alunos. "As universidades estaduais estão com laboratórios sucateados”, frisou.
Cláudio Pinho cobrou ainda a valorização dos prefeitos municipais, pelos resultados positivos na educação. Para o parlamentar, os municípios trabalham, mas “quem leva o prêmio é o Estado”. “Coitado dos prefeitos, que sempre são desvalorizados. Os resultados na educação são por causa dos municípios. Claro que tem parceria com o Estado, mas vamos enaltecer os trabalhos dos prefeitos nos municípios”, reivindicou.
Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) enalteceu o Governo Elmano pela mudança na política de segurança pública. O parlamentar classificou a gestão na segurança como “reativa”. “E isso é bom. Nós torcemos que dê certo”, observa.
O deputado Antônio Henrique (PDT) citou a fala do governador sobre a falta de diálogo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto. Já o deputado Sargento Reginauro (União) criticou a gestão Elmano na educação. E o deputado Dr. Aloísio (União) observou que os cursos de Medicina e de Educação Física da Universidade do Vale do Acaraú (Urca) sofrem com falta de estrutura.
Edição: Adriana Thomasi