Busque abaixo o que você precisa!

Simão Pedro destaca crescimento do efetivo da segurança pública do Ceará

Por Vandecy Dourado / ALECE

 

 

Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Simão Pedro (PSD) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (28/02), os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) sobre o aumento do efetivo de profissionais da segurança pública no Ceará. 

Conforme a publicação "Raio X das Forças de Segurança Pública do Brasil", apresentada pelo parlamentar, o efetivo da Polícia Civil e peritos no Estado teve o maior crescimento em dez anos de pesquisa (2014-2023). Da mesma maneira, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrou o segundo maior crescimento do País entre as polícias militares das 27 unidades da federação. 

O deputado destacou que, enquanto o efetivo de policiais militares no Brasil caiu 6,8% em uma década, a corporação cearense teve aumento de 37,7% no mesmo período analisado, saindo de cerca de 16,2 mil profissionais em 2014 para mais de 22,4 mil registrados em dezembro de 2023. O resultado positivo do Ceará é maior do que a média nacional, que retraiu em 2% o efetivo de PMs em dez anos.

Com o crescimento da PM do Ceará, de acordo com o deputado, a corporação militar se tornou o quinto maior efetivo do País, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em consequência, Simão Pedro destaca que o Estado tem hoje, em média, 2,5 PMs por mil habitantes, número superior à média nacional de dois PMs por mil habitantes. 

Simão Pedro ressaltou a continuidade da formação de novos integrantes da segurança pública do Ceará. "Com o intuito de seguir investindo na segurança pública, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), iniciou neste mês de fevereiro a formação de mais 1.393 novos profissionais da segurança pública", disse.

O deputado Simão Pedro também ressaltou a informação de que o laboratório japonês Takeda, fabricante da vacina Qdenga, irá se unir ao laboratório indiano Biological E. para aumentar a produção da vacina de combate à dengue. De acordo com o parlamentar, a expectativa é alcançar a meta de 100 milhões de doses até 2030. 

Simão Pedro fez um alerta para a necessidade de a população continuar com os cuidados para combater os focos do mosquito. "Nós devemos fazer a nossa parte. Não podemos ficar só aguardando a chegada da vacina. Vá ao quintal da sua casa, próximo ao muro do seu condomínio, vistorie além da sua casa, os vizinhos, os terrenos baldios próximos ao seu bairro", recomendou. 

O deputado Moésio Loiola (Progressistas) destacou a demora dos serviços forenses no interior do Estado que, conforme assinalou, o Governo do Estado tem melhorado a oferta, mas ainda há dificuldade. 

O parlamentar também ponderou para o que chamou de "perseguição" de fiscais da Prefeitura de Fortaleza em relação à falta de critério para a realização da poda de árvores. Moésio revelou que o cidadão fica com "medo de ser punido ou penalizado" pelo poder público.

Edição: Lusiana Freire

Compartilhar Conteúdo

444