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Guilherme Bismarck sugere estratégia de promoção turística para o Ceará

Por Vandecy Dourado / ALECE

 

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Guilherme Bismarck (PDT) exaltou, no primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (12/12), o sucesso de artistas cearenses nas plataformas de música no Brasil e falou da importância de aproveitá-los como estratégia para divulgar as potencialidades turísticas do Ceará. 

O parlamentar fez um panorama da relação entre o sucesso econômico brasileiro com os estilos musicais que dominaram as paradas de sucesso desde a década de 1960, por exemplo, o estouro da bossa nova e o desenvolvimento do Brasil no processo de abertura da economia para o capital estrangeiro daquele período. 

Guilherme Bismarck lembrou a trajetória de Paulo Gaudêncio, ex-secretário de estado da Bahia, na condução da promoção de monumentos e locais baianos nas letras de músicas de artistas de axé music na década de 1990. O movimento cultural e artístico, conforme o deputado, contribuiu para tornar o estado da Bahia um dos preferidos dos turistas. 

"Desde aquela época, nasceu um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Até hoje (está) no coração e nas mentes brasileiras como um dos melhores destinos turísticos do Brasil", destacou o deputado. Ele saudou a importância de colocar os ídolos da música para promover o orgulho de pertencer ao local de onde vieram, funcionando como "relações-públicas". "Precisa ser uma política de estado", enfatizou. 

A fala do deputado partiu da notícia de que o cantor cearense Felipe Amorim foi o segundo artista brasileiro mais ouvido na plataforma de música Spotify no Brasil em 2023. Guilherme Bismarck mencionou ainda o sucesso de artistas cearenses como Wesley Safadão, Nathan, Mari Fernandez, Tarcísio do Acordeon e Matuê, além dos consagrados no Estado, como Xand Avião, Simone e Simaria e Solange Almeida, que recebeu o Título de Cidadã Cearense na segunda-feira (11/12), no Plenário 13 de Maio.

Guilherme Bismarck atribuiu o sucesso dos artistas cearenses ao atual momento econômico do Estado. "Todos esses artistas nasceram devido ao momento econômico que nós estamos vivendo aqui no Ceará. É um dos estados que mais cresce ano a ano. É um dos estados que precisa começar a falar mais sobre esse orgulho de ser cearense", destacou. O parlamentar citou ainda que o Estado possui grandes produtores de forró e estúdios de música produzindo para vários artistas.

Contudo, ressaltou que é necessário contar com uma política pública que possa unir o bom momento econômico do Estado com a possibilidade de os artistas cearenses divulgarem as potencialidades do Ceará. "Falta a identidade do Ceará unindo essa turma. Nós temos hoje os maiores comunicadores do Brasil", afirma. 

Em aparte, o deputado Stuart Castro (Avante) lembrou que é preciso haver política pública que possa divulgar melhor o forró, a fim de que o Ceará possa voltar a ser um atrativo para o turista. Stuart Castro citou que havia uma "rota do forró" no Estado, quando, conforme o deputado, o turista tinha uma programação diária de atrações relacionadas ao estilo musical, e "o turista se deliciava em ver a nossa cultura do forró". 

Edição: Adriana Thomasi

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