Cláudio Pinho cobra que o programa VaiVem Livre beneficie fortalezenses
Por Gleydson Silva / ALECE
Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Cláudio Pinho (PDT) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (16/11), que o Governo do Estado inclua Fortaleza entre os municípios beneficiados pelo Programa VaiVem Livre. A iniciativa visa oferecer transporte público gratuito na Região Metropolitana de Fortaleza a pessoas de baixa renda, com uma passagem de ida e uma de volta entre os municípios e a capital.
Na avaliação do parlamentar, o projeto de lei 114/23 tem um grande alcance social, mas é preciso aprimorar a matéria e avaliar o motivo de os fortalezenses não estarem sendo beneficiados pela gratuidade. “É uma perseguição. Se o fortalezense consegue um emprego em Caucaia, esse não terá o direito da gratuidade do VaiVem? A mensagem do governo exclui Fortaleza do benefício. O que o fortalezense fez contra o atual governo para não ter esse direito?”, questionou.
Cláudio Pinho afirmou que a matéria terá discussão na Casa e precisa de empenho de todos os deputados na avaliação e aprimoramento do projeto. “Não podemos nos omitir e trabalhar para aprovar a inclusão do benefício. O fortalezense não pode ficar de fora. Fortaleza é o município que mais arrecada impostos e contribui com geração de emprego e renda. Não pode se deixar levar por brigas políticas”, pontuou.
De acordo com o deputado, há uma “perseguição” com Fortaleza por questões políticas, mas o município não tem deixado de atender, por exemplo, os pacientes oriundos do interior que buscam atendimento nas unidades públicas de saúde geridas pela prefeitura. Ele apontou ainda que o Governo do Estado cortou o repasse que ajudava a custear o preço da passagem de ônibus na capital.
O deputado Queiroz Filho (PDT), em aparte, também elencou pontos que sustentam a tese de “perseguição” do Governo do Estado com o município de Fortaleza, entre eles, o corte do subsídio que era dado para a passagem de ônibus, repasses para o Instituto Dr. José Frota (IJF), repasse para o programa Nossas Guerreiras, a não entrega de ambulância à cidade e outros.
A deputada Dra. Silvana (PL) lamentou a exclusão de Fortaleza com a gratuidade do programa VaiVem Livre e pediu para subscrever a emenda ao projeto sugerindo a inclusão do município nos beneficiários. Já o deputado Sargento Reginauro (União) também questionou a exclusão de Fortaleza desse projeto e de outros programas de benefício aos cearenses.
Edição: Adriana Thomasi