Romeu Aldigueri ressalta abertura de mais de mil cozinhas comunitárias do Ceará Sem Fome
Por Gleydson Silva / ALECE
Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (14/11), a abertura de 1.017 cozinhas comunitárias do programa Ceará Sem Fome, distribuídas em 171 municípios cearenses, sendo 287 na capital e 730 no interior.
De acordo com o líder do Governo na Alece, o governador Elmano de Freitas e a primeira-dama do Estado, Lia Freitas, visitaram, na segunda-feira (14/11), a cozinha de número mil do programa Ceará Sem Fome, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. O próximo passo, segundo o deputado, é promover a capacitação dos beneficiários do programa, em busca de sua autonomia financeira. “É dar o peixe e ensinar a pescar, para que o Ceará saia do mapa da fome e nunca mais volte”, pontuou. Ele destacou que a intenção do Estado é que, até o final do ano, os 184 municípios tenham cozinhas comunitárias.
O parlamentar destacou ainda que a Alece integra o comitê gestor do programa, com diversas outras entidades. “Esse comitê vai capacitar, para que esse público alvo vulnerável esteja também sendo qualificado. Isso é política pública com P maiúsculo”, destacou.
A política educacional do Ceará, conforme o deputado, tem sido exemplo para o Governo Federal universalizar o ensino em tempo integral no Brasil, dando acesso a cursos profissionalizantes e a alimentação. “Escolas bem estruturadas, edificadas, bonitas, com laboratórios de Química, Física, Biologia, atividades esportivas, contraturno, saindo com ensino técnico profissionalizante”, elencou.
Romeu Aldigueri enalteceu ainda o trabalho realizado pela Casa de Vovó Dedé, em Fortaleza, que oferece cursos de música a mais de 1,4 mil jovens, que se destacam em diversos cantos do mundo. Segundo ele, além dos cursos, a instituição possui cinco cozinhas para alimentar os mais carentes da região, entre outras ações. “Parabenizo aqueles que fazem a Casa de Vovó Dedé, um instrumento de melhorar a vida das pessoas, dando oportunidade, gerando emprego e renda aos jovens e que deveria ser conhecido por todos”, pontuou.
O deputado De Assis Diniz (PT), em aparte, acredita que o Ceará Sem Fome e o programa educacional cearense terão grande impacto positivo no Estado e na vida da população, através de ações “realmente transformadoras”. “Parabéns ao nosso governador e nossa primeira-dama, que fazem uma política integrada, olhando a longo prazo, garantindo políticas e ações transformadoras”, disse.
O deputado Stuart Castro (Avante) enalteceu as políticas de combate à fome do Ceará e afirmou que o compromisso de todos que compõem o Governo é “cuidar para avançar”. Para o deputado Moésio Loiola (Progressistas), é necessário que o Estado reforce o treinamento dos beneficiários do Ceará Sem Fome, para que as pessoas possam ter dignidade para trabalhar e se alimentar.
Já o deputado Sargento Reginauro (União) avaliou que a forma mais eficiente de tirar crianças da criminalidade e combater a violência é através de projetos sociais, mas ponderou que, se houvesse mais investimento público, esses equipamentos produziriam ainda mais.
Edição: Adriana Thomasi