Busque abaixo o que você precisa!

Gabriella Aguiar convida para audiência sobre estatuto da pessoa com obesidade

Por Lincoln Vieira/ alece

 

Deputada Gabriella Aguiar (PSD) - Foto: José Leomar

 

A deputada Gabriella Aguiar (PSD) convidou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (27/09), os parlamentares e sociedade para participarem de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania  da Casa, na quinta-feira (28/09), às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece, para discutir a instalação do Estatuto da Pessoa com Obesidade no Ceará. 

Segundo ela, o debate é inspirado na história da vida da deputada estadual Simone Pereira (MDB), do Piauí, autora do projeto de lei ordinária nº 30/2023, que criou o Estatuto da Pessoa com Obesidade. “A nossa iniciativa foi inspirada na experiência de vida da parlamentar, cuja experiência de vida a instigou a lutar pelos direitos da pessoas com obesidade”, explicou. 

Gabriella Aguiar ressaltou que a proposta da parlamentar do Piauí, sancionada pelo governo local, no último dia 06 junho, a inspirou a apresentar o projeto de lei nº 791/23, para proteger os direitos da pessoa com obesidade no Ceará. “A lei faz referência à deputada Simone Pereira, que, além do brilhantismo como especialista em gestão pública e assistência social, tem mais de 30 anos de trabalho público”, salientou. 

A deputada reforçou que a história de luta da parlamentar significa “força e esperança” para as pessoas que sofrem com a obesidade. Para ela,  Simone Pereira luta com empenho pela proteção, combate ao bullying, pelo tratamento adequado, assistência social e inserção no mercado de trabalho. “Com o mesmo intuito, propusemos projeto de lei e audiência pública para discutir o tema”, informou. 

Gabriella Aguiar disse que a obesidade não é uma escolha, nem falta de caráter e nem moral, mas uma questão de saúde pública que requer atenção e cuidado. “Segundo o IBGE 26,8% da população adulta no Brasil tem obesidade, por isso é necessário garantir o acesso aos serviços de saúde adequados e integrados, que ofereçam prevenção, diagnóstico, acompanhamento e intervenção multidisciplinar”, asseverou. 

A deputada anunciou ainda que Tauá vai receber o Fórum de Política da Pessoa Idosa no próximo dia 03 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Tauá, para discutir o processo de envelhecimento e ainda oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre cultura de paz e rede de proteção da pessoa idosa no Ceará. 

A parlamentar anunciou que, na oportunidade, será assinado o Termo de Adesão de municípios para elaborar estratégias de politica da pessoa idosa no Ceará. “O fórum, que é da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará e da Prefeitura de Tauá, marca o início de uma série de ações que acontecem durante o mês de outubro sobre a promoção de saúde a pessoas idosas, afinal entramos no mês de outubro, que é dedicado aos idosos”, assinalou. 

Lembrou ainda que é autora do projeto de lei 233/23 sancionado pelo governador Elmano de Freitas, que instituiu a campanha Outubro Prateado, de conscientização ao envelhecimento saudável, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, para realizar debates sobre a conscientização da necessidade de envelhecimento saudável. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444