Firmo Camurça destaca potencial turístico de Pacatuba e sugere políticas para o setor
Por Pedro Emmanuel Goes / ALECE
Deputado Firmo Camurça (União) - Foto: Paulo Rocha
A gestão do município de Pacatuba foi alvo de críticas e sugestões por parte do deputado Firmo Camurça (União) durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (22/08). O parlamentar sugeriu, em pronunciamento, que o município possui um grande potencial turístico, mas pouco valorizado e aproveitado.
A situação atual do município, conforme observou, “é precária e faz a população desejar um novo modelo de gestão”. O deputado informou que os postos de saúde carecem de medicamentos e de profissionais e que escolas funcionam de forma deficitária, pelos mesmos motivos. “Faltam zelo e compromisso por parte da atual gestão”, afirmou.
Ele explicou que Pacatuba dispõe de alguns “indutores naturais de crescimento”, tais como a população de 81 mil habitantes, um povo “acolhedor e trabalhador”; a Serra da Aratanha “de grande potencial turístico”, e a CE 060, que corta toda a cidade e pode ser, conforme observou, rota de atratividade para indústria e comércio. “Políticas voltadas para essas três vertentes são capazes de gerar desenvolvimento e emancipar o povo de Pacatuba”, disse.
De acordo com ele, algumas medidas pontuais, já propostas em outro momento, poderiam colaborar para alavancar a economia local e proporcionar melhorias na qualidade de vida. Entre elas está a expansão da linha de metrô da estação Vila das Flores até o Centro de Pacatuba. Outra medida é a implantação de um campus do Instituto Federal do Ceará, que beneficiaria não só Pacatuba, mas municípios próximos.
Já para a gestão do município de Madalena, Firmo Camurça direcionou vários elogios. De acordo com ele, a atual gestão tem uma legítima preocupação com a população e com os servidores do município, sendo um dos poucos municípios cearenses, ainda de acordo com ele, a ter as contas equilibradas.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) também considerou que a gestão de Pacatuba tem perdido diversas oportunidades de fortalecer a economia local ao não considerar o turismo. A Bica das Andreas, de acordo com ele, é um exemplo de recurso com capacidade de impulsionar o fluxo turístico e que não é aproveitado pela gestão.
Já o deputado Almir Bié (Progressistas) fez referência ao município de Madalena, uma de suas bases eleitorais, e reforçou os elogios à gestão. “Grandes lideranças que têm se dedicado a fazer o município se desenvolver”, disse.
Edição: Adriana Thomasi

