Busque abaixo o que você precisa!

Cristiane Leitão aponta resultados de gestão sistêmica da Alece no Conexão Assembleia

Por Pedro Emmanuel Goes / ALECE

 

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão - Foto: Bia Medeiros

 

A adoção de um modelo sistêmico de gestão pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem ampliado a efetividade dos serviços ofertados pela Casa e aproximado ainda mais as pessoas do Parlamento cearense. A avaliação foi feita pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, em entrevista à jornalista Kézya Diniz no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz) transmitido na manhã desta segunda-feira (21/08).

Durante a conversa, ela falou um pouco dos desafios de se implantar uma gestão sistêmica no serviço público e dos resultados obtidos até o momento. Idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Cristiane Leitão frisou que implantar um modelo de gestão sistêmica num órgão público foi um grande desafio. “Era algo muito novo quando iniciamos esse trabalho e, para lançar esse olhar para cada departamento, teríamos que estar dispostos a fazer as mudanças necessárias para que as três leis sistêmicas - pertencimento, hierarquia e equilíbrio no dar e no receber - fossem aplicadas e os bons resultados começassem a surgir”, disse.

Esse novo modelo, conforme observou, aumentou a efetividade do trabalho realizado pelos servidores, que puderam estar nos lugares e nas condições em que suas potencialidades verdadeiras fossem mais amplamente aproveitadas. Da mesma forma, aproximou ainda mais a população do Parlamento com a oferta de novos serviços e um retorno necessário às comunidades do entorno da Alece.

“Hoje nós temos diversas células no Departamento de Saúde da Casa, serviço que é prioritariamente destinado aos servidores e seus dependentes, mas agora dispomos 20% das vagas para os moradores das comunidades do entorno. Da mesma forma, estamos trabalhando com ações educacionais e revitalização dessas comunidades, uma contrapartida necessária, vistos os impactos e alteração do fluxo cotidiano que a presença da Alece nessa região implica”, disse, ressaltando a “sensibilidade do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), ao considerar esse olhar”.

O Comitê de Responsabilidade Social, que teve seu embrião na Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, lançada em 2019, hoje age por meio de quatro células: Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, de Saúde e Segurança do Trabalho e de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.

As quatro células atuam conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e alinhadas à Agenda 2030. A organização rendeu à Alece, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense, participação na 6ª Semana de Avaliação das Escolas de Governo (Saeg). Cristiane Leitão vai participar do evento, que deve acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, em Genebra, Suíça.

“Seremos a única escola legislativa a participar do evento. Lá, eu devo apresentar as ações do Comitê de Responsabilidade Social da Alece e mostrar como conseguimos alinhar nossas ações às ODSs da ONU. É um grande reconhecimento de como o trabalho sistêmico que temos desenvolvido na Assembleia, uma organização pública, e portanto, muito fechada em hábitos, tem se expandido e chegado longe”, observou.

Já na Assembleia Legislativa, o modelo de gestão sistêmica será tema de seminário, o I Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará, promovido pelo Comitê de Responsabilidade Social da Casa. O evento acontece em 30 de agosto, no auditório Murilo Aguiar, e conta com intensa programação conduzida por profissionais das áreas de saúde, direito, educação, administração além de parlamentares, com troca de experiências entre os presentes. As inscrições podem ser feitas neste link.

Para assistir à entrevista completa de Cristiane Leitão à jornalista Kézya Diniz, em que ela aborda as ações desenvolvidas pelo Comitê de Responsabilidade Social e outros resultados conquistados pelo novo modelo de gestão da Alece, basta acessar este link da transmissão do programa no YouTube.

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444