Busque abaixo o que você precisa!

Congresso vai fatiar proposta para sustar decreto de Lula sobre armas

Por Naira Trindade — Brasília / coluna do lauro jardim / o globo

 

A fim de tentar sustar ao menos uma parte do decreto do governo Lula que restringe o uso de armas e “fecha quase todos” os clubes de tiros espalhados pelo país, a oposição decidiu fragmentar as propostas de PDL no Congresso.

Em uma conversa com Arthur Lira, Alberto Fraga, que preside a Frente Parlamentar de Segurança Pública na Câmara, combinou que a proposta deverá nascer no Senado. Ou seja, devem usar um projeto do Senado para a aprovação na Câmara. Há um apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro.

A Fraga, Lira se comprometeu pautar o PDL na Câmara no mesmo dia em que ele for aprovado no Senado. Não há expectativa de quando Rodrigo Pacheco pode pautar o texto.

A proposta de Fraga, no entanto, susta somente dois artigos do decreto de Lula, exatamente os que restringem o uso da arma de calibre 9mm.

 

Já a deputada federal Julia Zanatta pretende procurar Arthur Lira na semana que vem, quando acabar o recesso parlamentar, para tratar dos artigos que tratam dos clubes de tiros.

Em sua live nesta manhã, Lula assumiu ter pedido a Flávio Dino para fechar "quase todos" os clubes de tiro e defendeu que apenas as forças de segurança precisam "treinar tiro".

A deputada de Santa Catarina, porém, considera a decisão como “antidemocrática” e ressalta que o tipo esportivo já deu medalha olímpica para o Brasil.

 

— Para fechar clube de tiro, Lula tem que mudar a lei. E isso não tem nada a ver com o decreto genocida dele e do Flavio Dino. O decreto dificulta a compra de armas e a prática de tiro esportivo. É antidemocrático excluir estes cidadãos. Pretendo continuar fazendo a defesa dos clubes de tiro e do esporte do tiro, esporte que deu a primeira medalha olímpica para o Brasil.

Compartilhar Conteúdo

444