Deputado De Assis Diniz relata processo movido contra ele
Por Ricardo Garcia / ALECE
Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Junior Pio
O deputado De Assis Diniz (PT) ocupou a tribuna, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (11/07), realizada de forma presencial e remota, para relatar que está sendo processado pelo deputado federal André Fernandes (PL/CE), por conta do conteúdo de determinado pronunciamento feito na Casa.
Para De Assis Diniz, é sua obrigação, enquanto parlamentar, defender a sua honra, a do seu partido e a dos que construíram a base democrática e programática do País. “Pode me processar, que não tenho medo. Não abrirei mão do meu princípio inalienável de ser quem eu sou”, comentou.
Apesar das eventuais divergências, conforme salientou, é necessário que haja o respeito no debate político. “Não temos o direito de fazer uso inadequado e indevido dos nossos mandatos. A imunidade parlamentar não pode ser usada indevidamente”, apontou.
O deputado André Fernandes, segundo o parlamentar, já foi alvo de um procedimento no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, quando exercia mandato no Parlamento estadual. “Ele já acusou colegas nesta Casa de envolvimento com o crime. Eu posso passar o dia enumerando aqui a quantidade de processos e denúncias a que responde o deputado André Fernandes”, assinalou.
Ainda de acordo com De Assis Diniz, a imunidade parlamentar nunca foi utilizada por ele como justificativa para falar o que pensa. “Nunca utilizei a imunidade para estar nas ruas, na construção de um mundo socialista. Nunca precisei de carteira de deputado para organizar a classe trabalhadora”, enfatizou.
Edição: Adriana Thomasi

