Missias Dias parabeniza Eudoro Santana por Medalha da Abolição
Por Giovanna Munhoz / ALECE
Deputado Missias Dias (PT) - Foto: José Leomar
O deputado Missias Dias (PT) parabenizou, durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta terça-feira (23/05), as quatro personalidades cearenses que foram agraciadas com a Medalha da Abolição de 2023.
O parlamentar ressaltou que, além do arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi; da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Magalhães Arruda; e do fundador do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira, outro agraciado foi o ex-deputado e engenheiro Eudoro Santana.
“Parabéns a todos e especialmente a Eudoro Santana que sempre foi um grande defensor do semiárido cearense. Filho de Quixeramobim e incansável na luta política democrática”, assinalou.
Missias Dias salientou que o ex-deputado contou com quatro mandatos dedicados à reforma agrária e defendendo a inovação tecnológica. “Foi presidente do Instituto de Pesquisa (Inesp) dando grande contribuição para a pesquisa. Participou do Pacto pela Vida, Pacto pela água e Pacto do Pecém sempre dando grandes contribuições”, apontou.
Durante seu pronunciamento, o parlamentar também lembrou os 25 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), programa direcionado a jovens e adultos moradores de assentamentos, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
“O Pronera foi fundamental para o avanço da reforma agrária popular fortalecendo o senso de pertencimento e emancipação da classe trabalhadora. Paralisado no Governo Bolsonaro, mas continuamos na luta por essa política pública para que ela seja retomada e ampliada no atual governo do PT”, assinalou.
Em aparte, os deputados De Assis Diniz (PT) e Leonardo Pinheiro (Progressistas) parabenizaram os homenageados com a medalha e comemoraram as contribuições do ex-deputado Eudoro Santana.
Já a deputada Jô Farias, também em aparte, parabenizou a cidade de Pacajús pelos 88 anos de emancipação.
Edição: Lusiana Freire

