Romeu Aldigueri anuncia visita de presidente Lula e Ministro Camilo
Por Luciana Meneses / ALECE
Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (10/05), a vinda do presidente Lula da Silva e do ministro da Educação Camilo Santana ao Ceará, na próxima sexta-feira (12/05), para o lançamento de programa e Pacto pela Educação.
O presidente e o ministro, conforme explicou o parlamentar, o estarão pela manhã no Centro de Eventos de Fortaleza para lançar o programa Escolas de Tempo Integral, seguindo para o Crato, onde devem anunciar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Escolares. “A vinda de Lula para lançar duas importantíssimas ações para a educação do Brasil; o programa nacional de Escolas em Tempo Integral e ainda a retoma de obras escolares em todo o País, independente dos partidos de prefeitos ou governadores. Isso só mostra o prestígio e exemplo do nosso ministro com o presidente”, enalteceu.
O líder do governo na Casa lembrou que o Ceará já adotou a política do ensino em tempo integral na grande maioria das suas escolas e ainda carrega o título de melhor educação pública da América Latina, segundo o Banco Mundial. “Não é fácil, enquanto estado pobre, manter todo esse investimento em educação, mas sabemos que não há outro caminho para uma sociedade mais igualitária. E, por isso, seguimos construindo mais escolas, creches, centros de educação infantil e programas como o Escola Nota 10, onde comprovamos a qualidade do ensino ofertado e alcançamos reconhecimento como de 87 escolas cearenses entre as 100 melhores do País”, elogiou.
O deputado defendeu ainda o Governo do Estado das acusações a respeito de sobrecarregar os hospitais terciários da Capital. “Há uma tentativa de culpar o governo pela situação da gestão de saúde de Fortaleza. Quero lembrar aqui que a gestão primária da saúde é dos municípios. O Estado entra como gestão secundária. Se as emergências municipais não estivessem fechadas, como Gonzaguinhas e Frotinhas, os postos de saúde sem funcionar, não estavam afogando os hospitais regionais. O Estado é transparente e mostra os custeios. Agora o que esperamos é que o Governo Federal colabore com o necessário, pois há seis anos o repasse não condiz com as reais necessidades”, cobrou.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) se disse contemplado com a fala do colega parlamentar a respeito da saúde pública. “A verdade é que temos um subfinanciamento do SUS, pois a tabela não é reajustada há 20 anos. Não dá para ter saúde de qualidade sem recursos. O Estado coloca mais recursos do que a União e não é o correto”, lamentou.
Já o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União) afirmou que existem denúncias sobre o rendimento escolar dos alunos cearenses. “Corre na internet uma denúncia de que os alunos são divididos em três grupos, onde os que têm bom rendimento fazem as provas daqueles que não são tão bons e dos outros ditos incapazes. Então seria bom investigar de perto até para limparmos o nome do nosso Estado de uma vez por todas”, sugeriu
Edição: Adriana Thomasi

