Romeu Aldigueri destaca mensagem sobre reajuste geral de servidores
Por Pedro Emmanuel Goes / ALECE
Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Junior Pio
A mensagem que trata do reajuste geral dos servidores civis e militares do estado do Ceará foi destacada pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (09/05). O líder do Governo na Casa salientou o “fortalecimento institucional” que representa, ao instituir mesas permanentes de diálogo entre o Governo do Estado e os servidores públicos.
“Quero parabenizar especialmente os servidores que negociaram conosco aqui na Alece e com o próprio governador Elmano de Freitas na tarde de segunda-feira (08/05), frente às dificuldades que o Estado enfrenta este ano para atender a integralidade de suas demandas”, disse.
O acordado entre Governo do Estado e servidores foi o reajuste de 5,8% parcelado em duas vezes, sendo a primeira parcela para junho e a segunda para outubro, além do pagamento retroativo de 3% referente aos meses de janeiro a junho de 2023 a ser pago em dezembro.
Foi definido ainda o reajuste de 5,8% no valor do vale-alimentação, a manutenção da data-base dos servidores, que continua em janeiro, além da instituição de mesas, central e setoriais, para diálogo permanente entre o governador Elmano de Freitas e as representações dos servidores.
Romeu Aldigueri exaltou a disponibilidade de Elmano de Freitas frente às demandas dos servidores. “Sua fala ontem foi incisiva ao afirmar que, não só realizaria a reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos governos mas também ao firmar o compromisso de viabilizar ganhos reais aos servidores a partir do próximo ano”, pontuou.
Em aparte, os deputados Guilherme Sampaio (PT), Renato Roseno (Psol), De Assis Diniz (PT) e a deputada Larissa Gaspar (PT) também manifestaram apoio à aprovação da mensagem.
Guilherme Sampaio avaliou que essa disposição ao diálogo com os servidores sinaliza “um novo patamar de qualidade na interlocução entre governo e servidores”. Já Renato Roseno também salientou que, mesmo que as demandas não sendo atendidas de forma integral neste primeiro momento, há um ganho político muito importante ao se estabelecer essa comunicação permanente e a promessa de ganho real para os servidores nos próximos anos.
Já o deputado De Assis Diniz ressaltou o papel do líder Romeu Aldigueri, que articulou o acordo entre servidores e Governo do Estado. “Foi o grande responsável pela vitória de hoje”, disse.
MINUTO DE SILÊNCIO
Romeu Aldigueri também solicitou a realização de minuto de silêncio em virtude do falecimento da cantora Rita Lee, comunicado na manhã desta terça-feira. Segundo ele, Rita Lee foi uma das maiores artistas do Brasil e “revolucionou a música popular brasileira”. A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
Edição: Adriana Thomasi

