Busque abaixo o que você precisa!

PRONUNCIAMENTOS NA ALECE DIA 11 DE AB RIL

Agenor Neto avalia os 100 primeiros dias do governo de Elmano de Freitas

 

O deputado Agenor Neto (MDB) avaliou, os 100 primeiros dias do governo de Elmano de Freitas. Para ele, o gestor tem feito um ótimo trabalho, com atenção especial aos programas sociais que beneficiam a população.

Para o parlamentar, o Executivo precisou tomar medidas “amargas”, mas no intuito de garantir a manutenção dos programas sociais no Estado, que estavam com orçamento comprometido, em decorrência de cortes nos repasses federais, durante a gestão de Jair Bolsonaro.

“Ações eleitoreiras que prejudicaram os estados. Mesmo com as dificuldades reflexo do Governo Federal passado, o governador Elmano fez o necessário para que nada fosse interrompido”, observou. 

Larissa Gaspar aponta ações do Governo na saúde, educação e combate à fome

A deputada Larissa Gaspar (PT) ressaltou, o reajuste de 14,95% no piso salarial de professores do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas na última segunda-feira.

O aumento deve repercutir em toda a carreira do magistério, segundo a parlamentar. “Não é pouca coisa. É uma grande conquista. Tenho certeza que todos os parlamentares devem deliberar de forma favorável”, assinalou.

Larissa Gaspar salientou que o governador está fortalecendo as escolas de tempo integral. “O Comitê de Prevenção à Violência mostra que a maior parte dos adolescentes assassinados estavam fora das escolas há pelo menos seis meses. Fortalecer a educação é também fortalecer a segurança”, acrescentou.

 

De Assis Diniz comemora proposta de reajuste do piso do magistério

 

O reajuste de 14,95% no piso da carreira dos professores e professoras do Estado, anunciado pelo governador Elmano de Freitas na última segunda-feira (10/04), foi comemorado pelo deputado De Assis Diniz (PT)). O projeto que estabelece o aumento foi apreciado e votado ontem, na Assembleia Legislativa.

De Assis salientou que a valorização do magistério é a estratégia mais eficaz para garantir a melhoria de vida da sociedade. “É claro que há outras formas que complementam, mas a valorização salarial é uma das formas mais justas de reconhecer o profissional, e é preciso considerar que nenhum país conseguiu se consolidar de forma efetiva no mundo moderno sem valorizar a educação do seu povo”, considerou.

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O piso salarial é definido pelo Governo Federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais. Em 2022, o reajuste para os professores havia sido de 33,24%, quando foi de R$ 2.886 para R$ 3.845,63.

 

Osmar Baquit parabeniza os 100 dias de gestão do Governo Elmano

 

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Osmar Baquit (PDT), parabenizou, os 100 dias do Governo Elmano. 

Conforme Baquit, o novo dirigente do Poder Executivo atende a população mais necessitada e também trabalha para reduzir as filas de cirurgia nos hospitais estaduais. O parlamentar lembrou ainda “dos mais de seis mil concursados” no último concurso da Funsaúde. “O Governo Elmano mostrou seu respeito aos concursados da Funsaúde que estudaram para ter seu emprego”, ressaltou. 

O parlamentar observou ainda que “é difícil zerar as filas para cirurgias, entretanto é necessário o primeiro passo para amenizar e reduzir as desigualdades, uma vez que muitos ficam na fila e outros morrem sem atendimento”. “Temos a possibilidade de diminuir drasticamente o sofrimento da população”, reafirmou.

 

Cláudio Pinho cobra posição administrativa ao Governo do Estado

 

O deputado Cláudio Pinho (PDT) cobrou, clareza ao Governador Elmano na gestão do Poder Executivo quanto aos rumos do Estado. 

O parlamentar argumentou que é natural que um gestor não apresente muito trabalho em 100 dias, entretanto, o tempo é suficiente para apontar os rumos da administração de um Poder Executivo. “Em 100 dias nós temos um rumo, se a nossa gestão vai ser de austeridade, ou de gastança, de criação de cargos e planejamento”, pontuou. 

Cláudio salientou que viu contradições no início do Governo Elmano e que  não sabia se a administração é de situação ou de oposição, “por se deparar com propostas como a que retirou subsídios de empresas que geram empregos no Ceará”. 

“O Governo anterior dava subsídios e buscava empresas e o governador Elmano apoiado por Camilo mandou para a Alece a extinção dos benefícios. Fiquei preocupado no dia da votação, pois tudo que chega aqui tem que ser votado na mesma hora, mas em 45 dias veio o resultado. As empresas ameaçaram fechar as portas aumentando o desemprego e o governador mandou a correção da lei que ele tinha mandado e a Casa votou a favor. E votou a mesma lei acabando com a lei anterior”, lembrou. 

 

Felipe Mota cobra ajuda do Estado aos municípios atingidos pelas chuvas

 

O deputado Felipe Mota (União), no segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (11/04), cobrou o envio de decretos de emergência para os municípios cearenses atingidos pelas chuvas. Para ele, essas eram as matérias que deveriam chegar em regime de urgência na Casa para votação, mas não apareceram ainda. 

”Nós já estivemos em Aratuba, no Maçico de Baturité, em Senador Pompeu, em Milhã, Piquet Carneiro, mas esses decretos de emergência para dar suporte à população não chegaram à Casa Legislativa. Parece que está faltando técnicos para colocar no papel o que o Governo promete, que é um ombro amigo, solidariedade ”, afirmou.

O deputado disse que as últimas chuvas no Estado estão destruindo diversas regiões, e todos nós preocupados porque o Estado não tem estrutura suficiente para enfrentar essas chuvas. “Nesses 100 dias o Governo está bem financeiramente ou não governador Elmano? Não aceito que os deputados da base digam que o governador está enxugando a máquina. Esse Governo não é de continuidade? Não herdou os oito anos do governador Camilo Santana? Dizer que o Governo está enxugando a máquina é afirmar que o anterior estava errado”, disse.

 
 

Compartilhar Conteúdo

444