Adolescentes atendidos pelo Ciadi visitam TV Assembleia e Memorial
Por Lincoln Vieira / ALECE
- Foto: Júnior Pio
Os adolescentes de 12 a 16 anos com transtorno do espectro autista atendidos pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (24/03). Eles tiveram a oportunidade de conhecer a redação e os estúdios da TV Assembleia e vivenciar um pouco da rotina dos profissionais que lá atuam e como é produzido o conteúdo da emissora. Os jovens visitaram também o Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce).
De acordo com a psicóloga do Ciadi, Marília Maia, a atividade foi muito importante para os adolescentes. Eles vivenciaram ambientes em que “normalmente não estariam”. “Foi uma surpresa para nós. Adoramos a receptividade de todos na redação da TV Assembleia e no Memorial, e os adolescentes adoraram, pois puderam manusear alguns instrumentos, trabalhando a inclusão”, assinalou.
Conforme a especialista, conhecer novos ambientes promove desenvolvimento de “novas experiências e habilidades sociais em diversos contextos”.
A psicóloga ressalta que o Ciadi tem como proposta trabalhar o autoconhecimento, a inclusão, o mercado de trabalho, o trabalho em grupo, vivências sociais, a autonomia e comunicação, criando estratégias para compreender e lidar com as novas demandas em ambientes pensando em cada adolescente.
Segundo ela, atualmente estão sendo trabalhadas com os jovens questões relacionadas ao mercado de trabalho e às profissões existentes. “Nesse contexto, compreendemos a importância da visita à TV Assembleia como forma de apresentar ambientes em que a comunicação se faz necessária, porque pode gerar o interesse na área e estimular a comunicação verbal e a interação social”, pontuou Marília Maia.
.jpeg)
O jovem Mateus Vieira interage com o jornalista Robério Lessa - Foto: Junior Pio
O adolescente Artur Melo Pereira, que participou da atividade, disse que a visita foi “muito boa” e que gostou muito dos estúdios de edição da TV Assembleia e da estrutura do Memorial Pontes Neto. O adolescente Mateus Soares Vieira reforçou a fala do colega. Para ele, a visita “foi ótima”. Além de gostar muito de conhecer a redação da TV Assembleia e conversar com o jornalista Robério Lessa, ele gostou muito das maquetes e dos objetos expostos no Memorial Pontes Neto.
CIADI
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) atende crianças de 2 a 12 anos, adolescentes até 16 anos com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças de 2 a 7 anos com síndrome de Down dependentes dos servidores da Casa e da comunidade do entorno.
O Ciadi desenvolve atividades com uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, enfermeiro, psiquiatra infantil, pediatra, neuropediatra infantil, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicopedagogas, psicólogos, fisioterapeutas, educador físico e musicoterapeutas. O objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes.
Edição: Clara Guimarães

