Busque abaixo o que você precisa!

Missias Dias externa preocupação em relação as fortes chuvas no Ceará

Por Luciana Meneses / ALECE

 

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Missias Dias (PT) manifestou preocupação com a intensidade das últimas chuvas no Estado, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta terça-feira (21/03). 

O deslizamento no município de Aratuba foi usado como exemplo pelo parlamentar para alertar sobre o perigo que a população moradora de áreas de risco corre e como programas sociais se fazem ainda mais essenciais. “Quero lembrar aqui que essas pessoas moram nessas áreas não por opção, mas por falta de condições de um local melhor e mais seguro para viver”, assinalou. O parlamentar adiantou ainda que, na ocasião, o governador se comprometeu com a população desabrigada, garantindo aluguel social, Cartão Alimentação e outras assistências necessárias nesse momento, mas entendo que devem ser ampliadas para todos aqueles em situação semelhante”, avaliou.

Missias Dias ressaltou ainda o retorno do programa “Minha Casa, Minha Vida”, retomado pelo presidente Lula na última semana e que beneficiará, somente no Ceará, mais de 600 famílias. “A meta é entregar até 2026 dois milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil, justamente para moradores de área de risco, em situação de rua, com deficiência e famílias chefiadas por mulheres”, apontou. 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar também foi enaltecido pelo deputado. De acordo com ele, há seis anos as escolas públicas do Brasil não recebiam reajuste para a merenda escolar. “Só aqui no Ceará tivemos um aumento de 36%, garantindo alimento de qualidade na merenda e fomentando a agricultura familiar. Fruto da sensibilidade do nosso ministro Camilo Santana”, elogiou. 

O parlamentar relatou ainda sua participação na 20ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico promovida pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul e o Grupo Gestor do Arroz Orgânico. “Tenho muito orgulho em afirmar que o MST é o maior produtor de arroz agroecológico da América Latina e teremos uma safra de 16 mil toneladas neste ano. Isso é reforma agrária. Temos terra, tecnologia, o Estado garantindo politicas para o homem e a mulher do campo, preservando a natureza e levando alimento de qualidade para a mesa do brasileiro”, comemorou. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) se solidarizou com a população de Aratuba e concordou que as ações sociais nesse momento são essenciais para amenizar o sofrimento das pessoas desabrigadas. Já o deputado Sargento Reginauro (União) alertou para a necessidade do aumento do efetivo da Defesa Civil para evitar outras tragédias. “Temos que evitar que outras tragédias como aquela aconteçam. A Defesa Civil sequer tem um efetivo que dará conta dessa situação. O Governo precisa discutir isso. Precisamos de uma força tarefa para que eles possa fiscalizar outras áreas e evitar que episódios tristes como estes se repitam”, frisou. 

O deputado De Assis Diniz (PT), por sua vez, ponderou que não há planejamento que seja capaz de evitar problemas derivados de chuvas de alto volume. “Não ha planejamento capaz de equacionar ações de imprevisibilidade como chuvas de alto volume. Os efeitos climáticos vem alterando a relação do homem com a natureza. Sabemos que uma das causas é o aumento da temperatura. Temos que aprender a conviver com a natureza sem agredi-la”, assinalou.

Edição: Adriana Thomasi 

Compartilhar Conteúdo

444