Busque abaixo o que você precisa!

Firmo Camurça destaca a defesa da causa das pessoas com deficiência

Por Ana Vitória Marques / ALECE

 

Deputado Firmo Camurça (União) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Firmo Camurça (União) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (15/03), realizada de modo híbrido, que a defesa da causa das pessoas com necessidades especiais e dos animais são prioridades no mandato dele. 

“A gente precisa ter atitudes mais concretas, ter projetos exequíveis, porque a gente sabe que precisa de melhorias, mas precisa da construção de mais políticas públicas também”, disse. 

Para o parlamentar, três barreiras se destacam entre as mais graves para o avanço na garantia dos direitos dessa parcela da população: a falta de acessibilidade, o preconceito e o mercado de trabalho.

No que se refere à acessibilidade, o deputado citou o direito de ir e vir, assim como as dificuldades de locomoção. Sobre o preconceito, falou do olhar discriminatório e capacitista.

“Segundo o IBGE, em 2019, de cada dez pessoas com deficiência, sete estão fora do mercado de trabalho e, das três que trabalham, o salário é menor”, pontuou. 

O deputado apresentou ainda iniciativas dos mandatos anteriores dele no que se refere à causa. “Na condição de prefeito de Maracanaú, procurei criar um aparato para acolher, para dar mais atenção, para ter um atendimento melhor. Criei o Centro Integrado de Reabilitação Municipal (Cirm). Nele colocamos um núcleo de estimulação precoce, atendendo crianças de zero a dois anos. Criamos também o núcleo de psicomotricidade de dois a seis anos”, comentou. 

Além disso, o deputado adiantou que trouxe propostas que tramitam no atual mandato dele na Assembleia Legislativa do Ceará. “Um dos projetos que já deu entrada nesta Casa foi com relação à proibição dos fogos de artifício, que propõe a proibição da fabricação, da comercialização e do armazenamento.” 

A proposta, segundo ele, atende às necessidades de pessoas com condições especiais, sobretudo as que se encontram dentro do espectro autista, os quais, em muitos casos, possuem hipersensibilidade auditiva. 

O parlamentar lamentou também a morte do ex-deputado Humberto Macário de Brito, falecido na segunda-feira (13/03). Ele também lembrou do Dia Nacional dos Animais (14/03).

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) parabenizou o pronunciamento de Firmo Camurça e a defesa das causas dos animais e de pessoas com necessidades especiais. Destacou também alguns projetos de autoria dele nas áreas citadas por Camurça. 

A deputada Dra. Silvana (PL) falou do crescimento do número de crianças autistas, o que ela atribui, entre outras causas, ao olhar mais sensível para o diagnóstico da condição. Segundo a parlamentar, um grande problema é a falta de atendimento especializado que promova o tratamento para todos. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444