Busque abaixo o que você precisa!

Firmo Camurça sugere melhorias para mobilidade urbana

Por Luciana Meneses / ALECE

 

Deputado Firmo Camurça (União) - Foto: José Leomar

O deputado Firmo Camurça (União) sugeriu estratégias na área de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Fortaleza, durante seu pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (09/03).

Para o parlamentar, a infraestrutura da Região Metropolitana da capital infelizmente não acompanhou o crescimento da população, impactando negativamente em sua mobilidade urbana. “Hoje nós temos 50% da população do Estado vivendo na Região Metropolitana de Fortaleza. São quatro milhões de pessoas transitando entre as 19 cidades que a compõe”, contabilizou. 

Firmo Camurça defendeu que o avanço deve acontecer em Fortaleza e toda região de maneira mais ágil, mas com responsabilidade e pensada a longo prazo. “Colocamos corredores exclusivos para os ônibus, usamos de tecnologia, mas ainda temos muito a avançar. As pessoas ainda gastam muito tempo no deslocamento de suas casas para o trabalho nos transportes coletivos”, refletiu. 

Como sugestão, o deputado indicou a criação de pautas pela Assembleia concretas que melhorem de forma efetiva o dia a dia da população, com ações de infraestrutura, ampliação de rotas de metrôs, além da criação de novas linhas. “Solicitamos, por exemplo, a ampliação da rota do metrô que sai do Centro de Fortaleza, passa por Maracanaú e finaliza na Vila das Flores, em Pacatuba. Nossa sugestão é que vá até o Centro de Pacatuba. Só um exemplo de algo que pode minimizar o sofrimento, horas de deslocamento e superlotação desses transportes”, apontou.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) mencionou a experiência em Curitiba, no Paraná. “Lá eu vi o trânsito fluindo muito bem, com pessoas usando o transporte coletivo sem dificuldade. O senhor traz uma pauta muito importante e que terá todo o nosso apoio aqui nesta Casa”, garantiu.

Edição: Adriana Thomasi

AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ALECE / DANIEL SAMPAIO

Compartilhar Conteúdo

444