Favorito para ser reeleito, Evandro Leitão avalia mandato como presidente da AL-CE
, / diarionordeste

Encerrando o primeiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado estadual reeleito Evandro Leitão (PDT) fez um balanço, nesta terça-feira (20), da gestão dele como chefe da Casa.
O pedetista é o nome favorito para seguir, por mais dois anos, no comando do Legislativo cearense. A eleição, no entanto, só ocorrerá no próximo ano, na retomada dos trabalhos parlamentares. Leitão também comentou sobre o futuro de seu partido, o PDT, no Legislativo cearense.
“Digo que é uma honra estarmos à frente da Casa. Temos vaidade, é óbvio, mas não é desmedida, não a ponto de nos consumir, a ponto de perder nosso foco e nosso norte (...) Só tenho a agradecer a confiança que vocês nos deram, a relação de confiança que vocês nos deram, mediando os interesses republicanos e naturais de uma Casa”, comentou o presidente do Legislativo.
“Tenho compreensão que tudo passa, é efêmero, mas, enquanto estamos ocupando cargos públicos, representando a população, temos que ser compromissados e intensos, respeitando os que acreditaram em nós”EVANDRO LEITÃO (PDT)Presidente da AL-CE
O pedetista ainda agradeceu e desejou sucesso a parlamentares que não estarão no Legislativo estadual no próximo ano. “Tenho orgulho de fazer parte da Mesa Diretora agora nesses últimos dois anos, dando minha contribuição, respeitando meus pares. Peço desculpas por algum momento de infelicidade, temos fragilidade e não sou diferente, mas procurei honrar todos vocês”, concluiu.
BALANÇO DA GESTÃO
No balanço da gestão, Leitão apresentou aos parlamentares um relatório com os trabalhos realizados pela Casa. Ao todo, foram 1.356 sessões realizadas desde 2019. Os deputados apresentaram 3.695 propostas, das quais 3.120 foram deliberadas. A Casa ainda recebeu, desde 2019, 560 propostas do Poder Executivo. Apenas uma segue em tramitação.
ALIANÇA ENTRE PT E PDT
O presidente da Assembleia também comentou sobre as negociações para a retomada da aliança entre PT e PDT, após o rompimento na campanha deste ano.
"Tivemos duas reuniões, uma ampliada, na quinta-feira (15), e outra mais fechada, na sexta (16). Teremos outra nesta semana até sexta-feira. Meu posicionamento é de que sejamos base do Governo Elmano. Digo isso porque estamos nesse projeto juntos, unidos, desde 2007 na esfera estadual, no primeiro Governo Cid. O PDT e o PT tiveram participações em todo esse projeto, participações que foram fundamentais para termos resultados são auspiciosos", disse.
"Na reunião ampliada, vi que a grande maioria dos deputados estaduais deseja ser base do Governo Elmano. Entre os federais também há essa preferência, então acredito que, nos próximos dias, o presidente do partido deve anunciar algo nesse sentido", conclui.
Evandro Leitão ainda confirmou que já informado pelo governador eleito, Elmano de Freitas (PT), sobre a necessidade de realizar uma sessão extraordinária do parlamento estadual para a Casa votar a reforma administrativa a ser proposta pelo petista.
O pedetista ainda reafirmou a intenção de disputar a reeleição para a presidência da AL-CE. "Coloco-me à disposição dos meus pares para dar continuidade a esse trabalho. Temos o mês de janeiro para conversar, se for para dar continuidade, enfrento, enfrentarei, estou à disposição", finalizou.

