Busque abaixo o que você precisa!

Setor turístico do Litoral Oeste defende necessidade de capacitação profissional

Encontro do Move Ceará realizado no município de ItapipocaEncontro do Move Ceará realizado no município de ItapipocaFoto: Máximo Moura

Em mais um encontro com lideranças de setores produtivos regionais, o projeto Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa e da plataforma de negócios TrendsCE, esteve, na manhã desta terça-feira (03/05), no município de Itapipoca. Na ocasião, que mobilizou os setores de Turismo, Economia do Mar, Agronegócio e Agricultura Familiar do Litoral Oeste/Vale do Curu, uma das principais demandas levantadas foi a necessidade de capacitação profissional para o segmento turístico.

Para a coordenadora do Move Ceará, Mariana Chaves, o projeto busca revisitar iniciativas que visam ao desenvolvimento sustentável do Estado, mobilizando as partes interessadas para ouvir e atualizar as novas demandas no cenário pós-pandêmico. “Nós estamos percorrendo as macrorregiões cearenses, dialogando com os principais setores econômicos do nosso Estado e colhendo as suas demandas, em uma escuta ativa dos principais agentes e atores do Ceará”, salientou a coordenadora.

O papel do Move Ceará, ainda de acordo com ela, é atuar como catalizador de ideias, sendo capaz de dar mais celeridade às ações que possam impactar positivamente a economia cearense. 

Na avaliação da secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, Luíza Martins, o Move Ceará é uma oportunidade para que os setores produtivos do Estado apresentem as suas principais demandas, sobretudo em um contexto de pós-pandemia.

“É um momento em que podemos ouvir o que realmente está pesando para destravar a economia, para que possamos ter um desenvolvimento econômico maior no nosso Estado”, assinalou Luíza Martins.

Para a secretária adjunta de Turismo do município de Itapipoca, Hadassa Matos, o Move Ceará é um evento de extrema importância, no sentido de unir os setores produtivos das diversas regiões cearenses na perspectiva de desenvolver melhorias. “Unir os municípios para dialogar, para levantar as suas potencialidades e ver caminhos de transformar isso em produtos, em economia, fortalece toda a cadeia produtiva do Estado, principalmente quando essas experiências são compartilhadas”, ressaltou.

Hadassa Matos apontou como uma das principais carências atuais da área de turismo na região de Itapipoca a necessidade de capacitação profissional.

“Nós estamos construindo em Itapipoca um roteiro turístico, que é a rota dos três climas, contemplando 50 pontos turísticos de relevância na região, e estamos precisando capacitar a população para trabalhar nesse projeto. A carência de mão de obra específica e a carência de investimentos no setor turístico são os fatores que mais freiam o nosso crescimento dentro do turismo”, pontuou.

Falar de renda e desenvolvimento econômico focado no turismo é um grande desafio na região da caatinga nordestina, conforme o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município de Amontada, Roberto Cariri. Ele também reforçou a necessidade de capacitação profissional para o setor.

“Acredito que, focando nas nossas belezas sustentáveis, em um cenário econômico consolidado a longo prazo, podemos explorar muitas oportunidades de renda. E, para isso, nós precisamos fortalecer a cultura da capacitação e do conhecimento”, apontou Roberto Cariri.

Segundo o secretário, “é necessário pensar no artesanato, no pescador, na cultura gastronômica, nos sabores dos peixes, das ostras, juntando isso com o sol, com os lençóis cearenses e com todo o conjunto de belezas que o Litoral Oeste tem a oferecer”.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Itapajé, José Airton Etelvino Silva, considerou a carência de assistência técnica rural como um dos maiores entraves para o desenvolvimento da agricultura da região.

“Não existe agricultura sem assistência técnica. Não há agricultura que se desenvolva à base do conhecimento que os nossos avós nos ensinaram. Para o desenvolvimento da agricultura familiar, se faz muito necessária uma assistência técnica qualificada e continuada”, endossou o secretário.

MOVE CEARÁ

Resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará.

A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Já foram realizados encontros regionais em Fortaleza, Crato, Camocim, Aracati, Baturité, Canindé, Quixeramobim, Crateús e Tauá. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

RG/AT = AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ALCE/ DANIEL SAMPAIO

Compartilhar Conteúdo

444