Busque abaixo o que você precisa!

Assembleia Legislativa debate corte no INSS e atrasos de benefícios de trabalhadores rurais

Assembleia Legislativa debate corte no INSS e atrasos de benefícios de trabalhadores ruraisFoto: Divulgação

 
A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na terça-feira (26/04), a partir das 9h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, audiência pública para tratar do corte no orçamento geral de recursos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O debate envolve ainda a falta de perícias médicas e o prolongamento do agendamento para beneficiários do auxílio-doença, de segurados especiais, trabalhadores rurais do Regime Especial de Previdência.

Segundo o deputado Moisés Braz (PT), autor do requerimento para o debate, o corte de R$ 988 milhões no orçamento do INSS, em 2022, pode atrasar a concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, como aposentadoria, pensão e auxílio-doença, além de prejudicar o atendimento dos segurados e levar ao fechamento de agências, aumentando as filas de espera, que atualmente já contam com 1,8 mil processos.

“Como segurados especiais, os trabalhadores rurais estão enfrentando dificuldades, principalmente relativas ao auxílio-doença. São atrasos e filas nos processos de concessão em todo o Ceará”, assinalou.

Foram convidados para o evento representantes da gerência executiva do INSS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado e Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetraece).

GM/AT

Compartilhar Conteúdo

444