Busque abaixo o que você precisa!

Políticas públicas para pessoas autistas são tema de audiência

Políticas públicas para pessoas autistas são tema de audiênciaFoto: Divulgação

 
A situação das políticas públicas de atenção às pessoas autistas e suas famílias no Ceará é tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará na terça-feira (05/04), às 14h, no Auditório Murilo Aguiar, localizado no prédio principal da Alece.

A reunião atende requerimento do deputado Renato Roseno (Psol), que destaca 2 de abril como o Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, data que tem como objetivo fomentar governos e a sociedade a discutirem e repensarem a situação das pessoas autistas sob a ótica dos direitos humanos.

O parlamentar cita a mobilização de organizações da sociedade civil, familiares e das pessoas autistas no combate ao capacitismo e na luta por inclusão e por políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Ao citar legislações, convenções e políticas públicas criadas com foco nos direitos das pessoas do espectro autista, o deputado Renato Roseno destaca que, a despeito do reconhecimento de direitos e dos avanços sociais, a exclusão social e o preconceito ainda são uma realidade face ao capacitismo que estrutura a sociedade.

“As pessoas autistas e suas famílias, com frequência, veem violados seus direitos fundamentais à saúde, educação, lazer, trabalho, proteção social e à vida livre em comunidade”, afirma no requerimento para realização da audiência.

Entre os convidados para o debate estão a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas, a Casa da Esperança, a Associação Pintando Sete Azul, o Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (CIADI) da Alece, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência.

Também foram convidados para a audiência a Secretaria da Saúde do Estado; Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Secretaria de Educação do Estado do Ceará; Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

SA/CG

Compartilhar Conteúdo

444