Busque abaixo o que você precisa!

Parlamentares destacam expectativas para o ano de 2022

Parlamentares destacam expectativas para o ano de 2022Foto: Júnior Pio

 
Parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará, em entrevista à Agência de Noticias sobre suas expectativas para o ano de 2022, apontam a importância do controle da pandemia da Covid-19 a partir da vacinação e continuidade dos cuidados e alertas sobre as variantes, uma vez que as diversas áreas da sociedade e o próprio trabalho Legislativo, são diretamente impactadas pela situação sanitária.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) acredita que a ampla vacinação da população dará mais tranquilidade à sociedade e ressalta o esforço do governador Camilo Santana e a participação da AL nas reuniões sobre as decisões acerca da pandemia. Ele ressalta ainda a retomada gradual das ações da Casa Legislativa, respeitando as regras sanitárias estaduais. “Tenho certeza absoluta que, em 2022, vamos poder construir mais, ter um estado muito mais transparente e a Assembleia Legislativa tem trabalhado nesse sentido”, diz.

Ao avaliar que o período segue delicado, o deputado Renato Roseno (Psol) afirma que o primeiro desafio é continuar a lutar pela vida e imunização completa para toda a população. O parlamentar aponta a importância de garantir a proteção social da população em situação de alta vulnerabilidade e apoio à população diante de um cenário de fome, carestia e crise aguda de desemprego. Somada à crise social e econômica, o deputado chama atenção ainda para a crise política e a queda do Brasil nos indicadores internacionais de democracia.

O deputado João Jaime (DEM) acredita que o próximo ano será muito difícil e depende diretamente de como a pandemia e as novas variantes da Covid-19 se comportarão no Brasil. Ele enaltece os altos índices da vacinação na população adulta, o que pode ser uma grande proteção, mas pondera a situação atual da Europa e EUA. O parlamentar afirma esperar que a dose de reforço auxilie o Brasil e comenta que áreas como a política, saúde e educação estão diretamente atreladas à crise sanitária.

O deputado Marcelo Sobreira (PDT) avalia que 2022 será um ano ainda mais atípico do que 2021, pois a perspectiva inicial é continuar com o cenário de pandemia e algumas regras de isolamento e distanciamento em decorrência de novas variantes e do processo de ‘pré-campanha política’. Sobre o trabalho na AL, o parlamentar destaca a importância de pautar projetos importantes para a sociedade, mesmo que haja um grande foco no processo das eleições.

Após um ano atípico em decorrência da pandemia, o deputado Nelinho (PSDB) acredita na melhora da situação pandêmica pelo acesso às vacinas decorrente do trabalho do governador Camilo Santana. Ele acha que, em 2022, o trabalho legislativo será mais produtivo. “Estou preparado para que, em 2022, a gente possa trabalhar cada vez mais para o estado do Ceará e, obviamente, atendendo a nossa população”, diz.

DESAFIOS E AVANÇOS

O deputado Júlio César Filho (Cidadania) espera que 2022 seja um ano muito produtivo, principalmente no cenário de pós-pandemia, com o avanço da vacinação. O parlamentar pontua que 2020 e 2021, na Assembleia, a ênfase foram para matérias referentes às medidas de prevenção e restrição, auxílios e medidas com foco na retomada de crescimento. O líder do Governo na Casa acrescenta que seguirá buscando o diálogo e o aprimoramento de propostas para a população cearense, buscando ainda que o processo eleitoral não atrapalhe os trabalhos no Legislativo.

Com expectativas positivas para 2022, o deputado Fernando Santana (PT) espera que a pandemia seja vencida e o trabalho na AL possa se intensificar ainda mais, fortalecendo as parcerias com o Governo do Estado. O 1º vice-presidente da AL afirma que as eleições impactam na rotina, mas especialmente no primeiro semestre haverá uma grande ação da AL em levar sessões para regiões do interior do Estado, garantindo diversos serviços para a população.

O deputado Jeová Mota (PDT) indica preocupação com áreas como economia, educação e saúde. Ele afirma que o presidente da República toma decisões sobre essas áreas que não são o que o País ou a população precisa,  e ressalta a importância da vacina como único instrumento para sair da pandemia.

Para a deputada Érika Amorim (PSD), 2022 será um ano de muitos desafios, elencando que as projeções na economia não apontam para crescimento e a questão da empregabilidade preocupa toda a população. A parlamentar destaca ainda a necessidade de atenção e união para a área da educação, que sofre com o aumento da evasão escolar e, por isso, precisa de força tarefa e planos conjuntos, complementando a necessidade de seguir avançando com a vacinação da população.

O deputado Bruno Pedrosa (PP) demonstra preocupação com o cenário nacional em decorrência do acirramento das questões políticas partidárias e os impactos para a economia e geração de emprego. Apesar disso, o parlamentar afirma que o Ceará deve seguir mantendo o nível de investimento que gera emprego, avança na qualidade da educação, fortalecendo a saúde pública e ampliando a segurança pública e infraestrutura.

O deputado Audic Mota (PSB) destacou os debates macroeconômicos que foram retomados com o arrefecimento da pandemia e como isso impacta na capacidade de investimentos e possibilidade de geração de emprego. No Ceará, o parlamentar aponta para a necessidade de destravar a burocracia e utilizar bem os recursos garantidos para induzir também a economia dos pequenos municípios. Audic Mota alertou ainda para grandes desafios na área da educação que, ressalta, foi muito afetada pela pandemia nos últimos dois anos.

GM/JI/PE/GS/LA/SA/CG = AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ALCE/ DANIEL SAMPAIO

Compartilhar Conteúdo

444