Busque abaixo o que você precisa!

Romeu Aldigueri ressalta conquista de patente de invento com cera de carnaúba pela UFC

Dep. Romeu Aldigueri ( PDT )Dep. Romeu Aldigueri ( PDT )Foto: Junior Pio

 
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) parabenizou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15/12), os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) que utilizaram a cera da carnaúba para criar nanopartículas que podem ser usadas no tratamento contra o câncer. 
De acordo com o parlamentar, a invenção desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC foi reconhecida, por meio de carta patente, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com isso, a UFC já soma 20 invenções sob sua titularidade.
"Parabenizo e reconheço o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras e a todos que fazem a UFC, pelo incentivo e a promoção de pesquisas. E principalmente por utilizarem um produto tão nosso como a carnaúba. No próprio brasão da UFC temos três folhas de carnaúba, que está presente também na bandeira do Ceará, tamanha é sua relevância", observou.
Romeu Aldigueri destacou também a importância econômica da extração da cera da carnaúba no Nordeste. Segundo ele, a atividade como exploração comercial é economicamente viável somente na região, devido às condições favoráveis para o desenvolvimento da árvore na caatinga. Conforme apontou, além da utilização na nanomedicina, a cera de carnaúba pode ser utilizada na indústria de cosméticos, alimentos, eletrônicos, polimentos de pisos, couros e outros.
O parlamentar ressaltou ainda a assinatura do 14º memorando de entendimento para a implantação da planta de combustível limpo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. "Nosso Estado tem grande potencial de se transformar em um grande Hub de produção de energias renováveis e de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo. "O objetivo é buscar reduzir a emissão de poluentes e ampliar as oportunidades de negócios e a geração de empregos no nosso Ceará", afirmou.
Outro tema abordado pelo deputado foi a entrega de mais de 201 mil tíquetes de Vale Gás Social para 184 prefeituras. O benefício consiste na recarga gratuita do botijão de gás três vezes ao ano.
Romeu Aldigueri falou da licitação para a construção de escolas em Granja, uma na sede do município, além de outras nos distritos "São quatro grandes investimentos. quatro grandes obras que irão possibilitar melhor estrutura para alunos e professores", disse.
O parlamentar registrou ainda os investimentos da Prefeitura de Granja na educação. Segundo ele, foram licitadas quatro escolas modelo no município. As escolas devem se localizar na sede de Granja e as outras nos distritos de Timonha, Boaçú, Santa Teresinha.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB), em aparte, destacou a importância das universidades federais para o País, sobretudo na pesquisa, que gera emprego, renda e fortalece o combate a doenças. "É importante que esta Casa e o Governo do Estado, sobretudo com esse Governo Federal que tenta desmontar as universidades, encontrem caminhos para ajudar e manter as pesquisas e as instituições", sugeriu.
GS/CG

Compartilhar Conteúdo

444