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Parlamentares recebem representantes da comunidade Tremembé

Comitiva de representantes da comunidade Tremembé visita ALCEComitiva de representantes da comunidade Tremembé visita ALCEFoto: Divulgação AL

Uma comitiva de representantes da comunidade Tremembé, dos municípios de Itapipoca, Itarema e Acaraú, esteve presente na Assembleia Legislativa durante a manhã desta quarta-feira (03/11), a fim de dialogar com o Parlamento sobre a situação de docentes temporários, bem como buscar apoio no diálogo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a respeito de uma proposta de edital para convocação de professores para escolas indígenas. 

O grupo foi recepcionado pelos deputados Renato Roseno (Psol), Fernando Santana (PT) e Augusta Brito (PCdoB), que se solidarizaram com a situação dos profissionais. Para Roseno, é justa a tentativa de diálogo dos Tremembés com a Seduc, visto que o objetivo é “aperfeiçoar a educação dos grupos indígenas”. 

Foi informado pelas representações indígenas que, na segunda reunião realizada com a Seduc, a secretaria informou que remeteria o edital alternativo formulado pela própria comunidade, assessorada pelo Escritório Frei Tito, para análise jurídica da pasta. A ideia do novo edital é delimitar uma maior identificação entre os docentes e os grupos indígenas. Entretanto, não foi pactuado nenhum prazo, nem teriam sido fornecidas informações desde a realização da reunião.

Durante a reunião na Assembleia Legislativa, a secretária de Educação, Eliana Nunes Estrela, foi contatada e se comprometeu a dar celeridade à análise jurídica do edital proposto.

Ainda no encontro, foi debatida a situação do abastecimento de água das escolas municipal e estadual localizadas no território Tremembé em Itapipoca. Conforme as representações, as escolas encontram-se sem abastecimento. Os parlamentares se comprometeram a oficiar o caso conjuntamente à Seduc, solicitando a instalação de um poço profundo na escola estadual a fim de que tanto esta quanto a escola municipal sejam abastecidas regularmente com água.

PE/LF

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