Busque abaixo o que você precisa!

Érika Amorim destaca projetos que beneficiam jovens e mulheres

Deputada Érika AmorimDeputada Érika AmorimFoto: Paulo Rocha

A deputada Érika Amorim (PSD) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (15/09), realizada de forma presencial e remota, três proposições de sua autoria que vão ser votadas nesta manhã na Casa.

De acordo com a parlamentar, o projeto de lei nº 47/20, do qual é coautora ao lado do deputado Queiroz Filho (PDT), trata sobre a divulgação do Imposto de Renda Solidário no Estado. “É super importante nós relembrarmos a todos os cidadãos que nós temos um Fundo para a Infância e Adolescência, que pode captar recursos por meio da declaração do Imposto de Renda, e nós queremos disponibilizar essa informação”, enfatizou.

Ela também abordou os dois projetos de indicação que serão votados: o 215/21, que institui o Programa Tem Saída, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no Ceará, e o 235/21, que inclui os adolescentes a partir de 12 anos de idade portadores de diabetes tipo 1 no grupo de prioridade do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, os quais receberiam a vacina Pfizer.

Para a deputada, o Programa Tem Saída é uma iniciativa que partiu de uma experiência exitosa no estado de São Paulo que auxilia mulheres em situação de violência doméstica a conquistarem autonomia financeira.

Já em relação à vacinação dos jovens com diabetes, Érika Amorim considerou ser “necessário e prioritário olhar para os jovens com comorbidades, já que são vidas que ganham um sopro a mais de esperança”.

A deputada ressaltou ainda que, neste 15 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, informando que está dando entrada em projeto na Casa para instituir no Ceará o Agosto Verde Claro, a campanha nacional de combate à doença. “É um câncer que atinge todo o mundo, cujo diagnóstico não é fácil, necessitando todo o nosso engajamento”, pontuou.

A Oficina Despertar, realizada ontem em Caucaia com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, também foi destacada pela parlamentar. A ação foi promovida pela Assembleia Legislativa e pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa (DSAS), por meio dos núcleos de Saúde Mental, de Práticas Sistêmicas Restaurativas e de Gestão de Conflitos, em alusão à campanha Setembro Amarelo.

“Foi um momento muito especial, de troca de experiências, conhecimentos e boas energias com os adolescentes, em que reforçamos a necessidade de compreender os sinais de sofrimento mental, de falar sobre as nossas emoções, para nos tornarmos multiplicadores dessa campanha”, salientou Érika Amorim.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou a colega pela condução da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio da Assembleia. “Reconheço o grande esforço dedicado no sentido dessa frente alcançar os melhores objetivos possíveis”, assinalou.
RG/CG

Compartilhar Conteúdo

444