Busque abaixo o que você precisa!

Casa do Cidadão na AL realiza cadastro para vacinação contra Covid-19

Casa do Cidadão na AL realiza cadastro para vacinação contra Covid-19Foto: Dário Gabriel

 
A Casa do Cidadão na Assembleia Legislativa está realizando cadastramento de pessoas com dificuldade de acesso à internet, para vacinação contra a Covid-19. A iniciativa faz parte do movimento conduzido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, e envolve as unidades de Vapt Vupt e Casa do Cidadão em Fortaleza e Interior.

O coordenador da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, Frederico Araripe, informa que o procedimento para o cadastro por meio dessas unidades é bastante simples. “Na medida em que a pessoa chega na Casa do Cidadão, com os documentos de identidade e CPF para alguma demanda, é sondada se já realizou o cadastro para vacinação. Se isso não ocorreu, ela recebe uma senha é chamada e seu cadastro realizado”, informa

Os equipamentos de atendimento ao cidadão, estão sondando todas as pessoas que entram nas unidades para realizar qualquer tipo de atendimento, para saber se já estão cadastrados e orientando como podem fazer o cadastro, acrescenta o coordenador de Cidadania da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Tadeu Lustosa.

Segundo ele, o cadastramento pode ser realizado nas unidades de Vapt Vupt de Sobral e Juazeiro do Norte e, em Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra e Messejana, assim como a Casa do Cidadão localizadas no bairro Benfica e na Assembleia Legislativa

“Esses equipamentos estão, inclusive, disponibilizando a plataforma digital e a orientação necessária para que o cidadão possa realizar seu cadastro”, explica.

O deputado Renato Roseno (Psol), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, critica a falta de investimentos em políticas sociais e destaca a importância do desenvolvimento de políticas públicas que ajudem a levar a vacina a toda a população brasileira

“Estamos hoje com o menor nível de investimento em políticas sociais da história recente do Brasil, com cerca de 13% do PIB em gasto social federal, num momento em que a política social se provou indispensável para defender a vida. Nesse sentido, é inadmissível que pessoas estejam perdendo a oportunidade de se vacinar por dificuldades no cadastro”, afirma.

Para o parlamentar, “é absolutamente fundamental permitir o acesso à internet como um direito e um serviço fundamental. Ampliar o acesso à internet é ampliar o acesso à cidadania.  Cadastrar as pessoas tem de ser uma política pública urgente”, defendeu.

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa funciona das 8h às 16h no Anexo III, Edifício Francisco das Chagas Albuquerque, localizado na avenida Pontes Vieira, 2.300.

Outras informações pelos telefones (85) 3277.2786/3277.2782. Também são ofertados os seguintes serviços por meio de agendamento: emissão das 1ª e 2ª vias de RG de solteiro, 1ª e 2ª via de RG de casado, 1ª via de CPF de solteiro e casado, bem como atestado de antecedentes criminais. O agendamento pode ser realizado pelo site.

Já os fortalezenses cadastrados para receber a vacina contra a Covid-19 podem consultar se existe agendamento programado para a primeira ou segunda dose no site VacineJá.

A plataforma da Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, no canto superior esquerdo da tela, a função “Consultar Cadastro”, por meio da qual é possível ter acesso às informações cadastrais.

PE/AT


Compartilhar Conteúdo

444