Busque abaixo o que você precisa!

Profissionais de Comunicação da AL comemoram Dia do Jornalista

Profissionais de Comunicação da AL comemoram Dia do Jornalista

 
Apurar e informar a população sobre tudo o que acontece na Assembleia Legislativa do Ceará. Esse é o trabalho realizado diariamente por cerca de 60 jornalistas da Casa, profissionais que comemoram, nesta quinta-feira, (07/04), o Dia do Jornalista, data instituída em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A chefe de redação da TV Assembleia, Suely Frota, é quem explica o papel do jornalista na comunicação da AL: "A gente faz jornalismo todo dia, mas de uma maneira diferenciada, pois nosso papel é dar visibilidade aos trabalhos do Legislativo que geralmente não são acompanhados pelos outros veículos de comunicação."

Para ela, fazer um bom trabalho implica enfrentar dificuldades específicas de quem trabalha no setor. "É desafiador, pois existe todo um conceito de descrença com a classe política, e a gente mostra que existem bons exemplos aqui dentro que precisam dessa visibilidade", ressaltou.

Fátima Abreu, diretora da rádio FM Assembleia, enfatiza a responsabilidade necessária com as informações. "A gente trabalha muito com sonora, que exige uma maior atenção, pois nós somos uma mídia oficial, que serve de fonte. Se alguma pessoa quer saber o que está acontecendo no Parlamento estadual, ela sintoniza em uma das nossas mídias", destacou.

Publicada trimestralmente, a revista Plenário, segundo Abilio Gurgel, editor da publicação, dá oportunidade de se aprofundar nos temas e produzir reportagens maiores. "Na revista, nós temos mais tempo para explorar essas matérias, tanto é que nós criamos páginas específicas para falar de temas que podem não ser ligados diretamente à Casa, mas são ligados ao Estado, como as matérias sobre as personalidades cearenses", pontuou.

Esses assuntos, que vão além das atividades do Plenário, tornaram-se cada vez mais comuns na Assembleia, que nos últimos 20 anos amplicou bastante sua atuação. Para Clara Guimarães, editora-chefe do Portal, é papel dos jornalistas fazer com que a população conheça  as atividades e os serviços que a Casa oferece. "O jovem que mora lá no Jangurussu precisa saber que a Assembleia vai realizar uma audiência no bairro dele para discuir assuntos que dizem respeito a sua vida; o estudante que não tem como pagar um cursinho para o vestibular precisa ser informado que o Poder Legislativo oferece gratuitamente curso para o Enem", afirmou. Ela enfatiza ainda que o profissional do jornalismo público, a exemplo do servidor público, precisa pautar sempre sua atuação com foco na sociedade.

Lúcia Stedile, editora do jornal mensal AL Notícias, também falou da importância do jornalismo feito na Casa: "Ele fortalece um dos princípios da administração pública, que é a transparência das ações do poder, principalmente do Poder Legislativo, que é, por excelência, o poder do povo. A população tem como acompanhar tudo o que acontece exatamente através do trabalho desenvolvido pelos jornalistas da Assembleia."

Essa distribuição de informações sofreu mudanças nas últimas décadas, motivada principalmente pela popularização da internet. Responsável pela presença da Assembleia nas mídias sociais, a jornalista Julianna Sampaio considera importante a presença em redes como Facebook, Twitter e Instagram. "As mídias sociais são mais uma forma de levar as informações de forma rápida do Poder Legislativo para a sociedade e, ao mesmo tempo, promover uma interação com o público", afirmou. AGÊNCIA DE NOTICIAS DA AL

Compartilhar Conteúdo

444