Busque abaixo o que você precisa!

Carlos Felipe critica disputa política em torno de medidas para conter pandemia

Deputado Carlos FelipeDeputado Carlos FelipeFoto: Edson Júnio Pio

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (04/02), a disputa política envolvendo as questões relativas à pandemia da Covid-19. Para o parlamentar, a mistura de política com ciência acabou por prejudicar a população.

Carlos Felipe disse que tudo começou com a discussão sobre a importância do isolamento social, o que, segundo ele, já se tornou um consenso. O deputado também comentou sobre as formas de tratamento precoce, inicialmente defendidas por muitos de seus colegas e inclusive por ele mesmo. No entanto, no decorrer do ano, Carlos Felipe destacou que mais de 90 mil trabalhos científicos foram apresentados no mundo todo e demonstraram a ineficácia desses medicamentos.

“E aconteceu, por exemplo, a cloroquina. Infelizmente, defendida por alguns médicos conceituados, mas que representam a minoria. Praticamente a totalidade dos médicos do Hospital São José já se orienta pela Sociedade Brasileira de Infectologia, por essas novas normas onde não se preconiza mais a azitromicina, a ivermectina e nem a cloroquina”, destacou.

Para Carlos Felipe, há um direcionamento a nível nacional equivocado em relação às vacinas, como a teorização de que tudo o que vem da China é ruim. Ele lembrou que o princípio ativo da vacina de Oxford também vem da China. “Isso também caiu um pouco por terra. Quer dizer, a politização atrapalhando o sistema”, apontou.

O parlamentar avaliou ainda a situação da crise sanitária no Ceará. Carlos Felipe informou que tem havido um aumento considerável no número de pacientes internados em UTI em Fortaleza, sobretudo no setor privado, atingindo índices de até 80%, e comentou sobre o aumento de atendimentos de pessoas com distúrbios respiratórios nas UPAs. Ele parabenizou a postura do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, no enfrentamento à pandemia, ressaltando sua “transparência, responsabilidade e coragem” em superar os desafios da crise sanitária.

A respeito do decreto do governador Camilo Santana, o deputado acredita que alguns pontos do decreto precisam ser discutidos, mas com bases científicas e responsáveis. Carlos Felipe também defendeu o endurecimento de ações de vigilância para evitar uma segunda onda tão grave como a que está ocorrendo no Amazonas.

O parlamentar elogiou ainda o compromisso do governador em convocar os 2.500 aprovados no concurso da Secretaria da Educação ainda no primeiro semestre de 2021. Carlos Felipe também agradeceu o governador pelo envio da mensagem que fixa o novo piso salarial dos agentes de saúde do Ceará.

“É mais um motivo para gente ser grato e feliz pelo reconhecimento dessa categoria, que foi a grande responsável pela redução da mortalidade infantil e materna e que é o primeiro nível do atendimento do paciente público do SUS. O tão sofrido SUS, que hoje até os neoliberais estão reconhecendo como importante”, pontuou.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) observou que é preciso separar o que é “voz” e o que é “oportunismo político”, acentuando que os deputados precisam atuar como conselheiros do governo. Ela também criticou as restrições de horário impostas pelo decreto do governador. “É questão de geometria básica. Se você restringe horário, você aumenta o número de pessoas”, assinalou.
BD/AT

Compartilhar Conteúdo

444