Busque abaixo o que você precisa!

Acrísio Sena propõe participação popular nas reuniões das comissões da AL

Deputado Acrísio SenaDeputado Acrísio SenaFoto: Edson Júnio Pio

O deputado Acrísio Sena (PT) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (04/02), a participação de representantes da sociedade em discussões importantes que venham a ser tratadas pelas comissões técnicas da Casa.

O parlamentar pediu que a presidência e a Mesa Diretora da AL avaliem a proposta de realização de reuniões nas terças e quartas-feiras, de forma presencial. “É possível perfeitamente, respeitando as regras de segurança sanitária, ter a possibilidade de trazer diversos questionamentos da sociedade para essa Casa. Há projetos que tramitam aqui que interferem na vida das pessoas, e elas precisam ser ouvidas também”, observou.

Acrísio Sena apontou grandes desafios dos governos na vacinação e questionou a lentidão no processo de imunização no Brasil, que está em média com 1% da população vacinada. Segundo ele, índice bem menor que de outros países.

O deputado enalteceu também o trabalho do governador Camilo Santana que, para ele, tem seguido as indicações da ciência e das autoridades de saúde nas medidas que estão sendo implantadas no combate a doença. Acrísio Sena destacou as ações do Governo do Estado na tentativa de reduzir os impactos da pandemia em pessoas de maior vulnerabilidade social, com ênfase nos projetos aprovados na AL no último ano. “Várias pessoas foram contempladas com auxílios como o vale-gás, Cartão Mais Infância, isenção de contas de água e luz e Auxílio Catador. Não são só números. Eles se traduzem em salvar vidas e ajudar nossos irmãos cearenses”, avaliou.

O parlamentar reiterou que o Governo Federal precisava seguir um caminho parecido. De acordo com ele, não há um plano articulado de aquisição e distribuição de vacinas a nível nacional. “É um grande despreparo”, disse.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB), em aparte, comentou os desafios que o mundo enfrenta na pandemia, neste momento, como a alta de mortes em Portugal e no México, e aumento de casos no Amazonas e no Ceará, bem como o surgimento das novas cepas do novo coronavírus. De acordo com ele, diante do cenário atual, o Governo do Estado está correto em determinar decretos mais rígidos. “Não descartamos a possibilidade de diálogos, mas sempre, toda e qualquer decisão precisa ter suporte técnico”, alertou.

O deputado Antônio Granja ressaltou que o presidente Evandro Leitão está fazendo o possível para a definição das composições das comissões técnicas, com a intenção de uma formatação até a próxima semana, para assim atender as demandas que venham a surgir dos parlamentares.
GS/LF

Compartilhar Conteúdo

444