Busque abaixo o que você precisa!

Leonardo Araújo pede julgamento correto de Conselho de Ética e sessão para defesa

Deputado Leonardo Araújo Deputado Leonardo AraújoFoto: Edson Júnio Pio

O deputado Leonardo Araújo (MDB) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária remota e presencial realizada nesta quinta-feira (20/08), o julgamento correto e constitucional, por parte do Conselho de Ética Parlamentar, das representações contra o deputado André Fernandes (Republicanos) e contra ele.

Leonardo Araújo observou que o julgamento de André Fernandes marca um momento em que o Parlamento poderá optar por dois caminhos, o que garante a liberdade constitucional de expressão do parlamentar ou o do medo. Ele pediu que as constituições Federal e Estadual sejam respeitadas e afirmou que as denúncias que trouxe à tribuna, e que apresentará na sua defesa, são correlatas às acusações que recebeu e que levaram à representação contra seu mandato.

“Tenho consciência de que cumpro meu papel, não apenas de parlamentar, mas moral e ético, e em respeito à sociedade, eu vou levar esse debate adiante, aqui e nos municípios”, disse.

O parlamentar afirmou que os políticos que abriram representação contra ele “também são alvo de inúmeras denúncias de corrupção”. Ele informou que tem provas de todas as acusações que tem contra eles e solicitou ao presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), a realização de uma sessão extraordinária para que possa fazer a sua defesa e a apresentação dessas provas, principalmente contra a deputada Patrícia Aguiar (PSD) e contra o presidente estadual do PSD, o ex-deputado estadual e ex-vice-governador Domingos Neto.

Leonardo Araújo informou que já existe parecer do Ministério Público de Contas listando diversos crimes dos acusados, assim como envio desses processos ao Ministério Público Estadual. “Há mais de dez anos esses processos existem e não são julgados. São contas de 2009 e 2010, de Domingos Filho, época em que era presidente desta Casa, e que trazem desde fraudes em licitações até o superfaturamento de funcionários fantasmas, além da utilização de recursos da Casa para encher os cofres da rádio difusora de Inhamuns. Denúncias extremamente graves”, afirmou.

Disse também haver denúncias ainda mais atuais. Segundo ele, a deputada Patrícia Aguiar (PSD), esposa de Domingos Filho, é “membro organizadora de uma fábrica de fake news, e os quatro indiciados nesse caso estão lotados no gabinete da parlamentar na AL”.

DIREITO DE RESPOSTA

A deputada Patrícia Aguiar (PSD) e o deputado Osmar Baquit (PDT) se pronunciaram em  pedido de direito de resposta a Leonardo Araújo.

Patrícia Aguiar não reconheceu as acusações de Leonardo Araújo e informou que seu partido já tomou todas as medidas cabíveis contra ele. Ela afirmou que levará o caso ao Conselho de Ética da Casa e à Justiça, “oportunidades para Leonardo Araújo provar o que disse”.

Já Osmar Baquit afirmou que tem sua consciência limpa e que, apesar dos desentendimentos com Domingos Filho, não existe nada que se aponte contra sua conduta. “E olha que somos adversários políticos no nosso município”, pontuou. Ele também defendeu o deputado federal Domingos Neto (PSD).

“O senador Eunício Oliveira faz parcerias e, através delas, traz recursos para o Ceará e municípios, e tudo bem, mas se o Domingos Neto faz o mesmo, é compra de voto? Vamos atuar com serenidade, e não acusar aquilo que não podemos provar”, assinalou.
PE/AT/CG

Compartilhar Conteúdo

444